No dia 23, por volta de 18:00 horas, no bairro Santa Mônica, em Congonhas foi desencadeada operação militar juntamente com as guarnições de choque de Barbacena. A operação foi fruto de levantamentos realizados pela equipe da 9ª Cia PM onde numa residênc estaria sendo utilizada para o comércio de drogas.
Quando a equipe bateu à porta da sala, ninguém atendeu ao chamado, porém os militares ouviram um barulho vindo do interior. Quando os militares entraram na residência deparam com os autores deitados em um colchão do quarto.
Eles não souberam dar informações certas sobre quem seria a proprietária da casa ou qual o motivo da presença dos dois no local. Diante ao exposto foi realizada busca pessoal e feita consulta no sistema através do Copom a fim de verificar a possibilidade de algum mandado de prisão em aberto em desfavor deles, porém não havia.
Nas buscas foi encontrada a quantia de R$ 100,00 em cédulas. Populares disseram que os dois autores se encontravam na casa desde as 8:00 horas da manha e que a presença deles ali causava suspeita.
A proprietária não estava na casa e segundo relato de pessoas ela havia saído em um veículo VW gol, de cor verde e tomando rumo desconhecido minutos antes da chegada da equipe policial militar no local.
Os menores disseram que dentro da geladeira havia um embrulho estranho.
Ao abrir a geladeira foi localizado uma sacola plástica, que ao ser aberta, estava com um tablete de maconha, uma bucha invólucro da mesma substância e um recipiente de plástico contendo cocaína.
No quarto onde os dois autores foi encontrada uma balança de precisão em meio as roupas.
Os autores foram presos e posteriormente apresentados na Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais.
Os menores foram deixados na residência da avó a qual se responsabilizou pela guarda deles, já a proprietária não oi localizada.