A nossa reportagem fez um levantamento e identificou pelo menos 21 obras públicas paralisadas, interditadas ou ainda em fase de conclusão em Lafaiete. A realidade local é idêntica a inúmeros municípios que vivem esta síndrome brasileira. Entra e sai governo as obras estão inacabadas causam desperdício de recursos públicos e comprometem a eficiência e a gestão públicas.
A herança vem de mais de quase 20 anos e de pelo menos dos últimos 5 prefeitos. Mário Marcus herdará o maior conjunto de obras inacabadas da história de Lafaiete. Por exemplo o estádio municipal, ainda por terminar, vem de sua gestão, quando ainda era secretário de obras da gestão Vicente Faria.
Estão entre as interditadas: Casa de Cultura Gabriela Mendonça, ginásio poliesportivo Agostinho Campo Neto e Casa do Artesanato. Esta última a prefeitura já emitiu ordem de serviço para sua restauração em convênio no valor de quase R$ 500 mil. O prédio da Semed com o imóvel da Remonta (santa Matilde) necessitam urgentes de uma completa reforma.
Algumas obras estão inconclusas como o Centro Esportivo no Rochedo, Creche JK e Obra da UBS Rochedo, entre outras.
Duas obras merecem destaque na lista: o Aeroporto Bandeirinhas e o hospital regional. Ainda existe a urgência da ampliação da galeria de rede pluvial. È somente chover que área central fica alagada inclusive túnel. Já a tão polêmica obra da Alfredo Elias Mafuz, segundo o prefeito Ivar, deixará com recursos em caixa para a sua conclusão.o
Mas a lista de obras vai exigir um esforço hercúleo do novo prefeito entre uma grande articulação política, como a questão do terreno com a COHSAB, e aportes de recursos estaduais e federais. Este é o grande desafio e missão de Mário Marcus.
Veja Lista:
- Alagamento do túnel da Marechal
- Coreto e fonte luminosa
- Creche JK
- Centro Esportivo no Rochedo
- Ponte da rua Maria Júlia no Gagé
- Terreno da Cohab no Paulo VI
- Fedozão da ETE Bananeiras
- Casa de hóspede na Remonta
- Casa do Artesanato
- Casa de apoio – ainda sem funcionamento
- Larmena
- Creche do Bela Vista
- Casa de Cultura Gabriela Mendonça
- Semed ( situação precária)
- Alfredo Elias Mafuz (em andamento)
- Poliesportivo (interditado)
- Estádio municipal
- Hospital regional
- Prolongamento da Marechal
- Teatro municipal
- Aeroporto Bandeirinhas
Confira algumas fotos de obras inacabada/interditadas
[Best_Wordpress_Gallery id=”68″ gal_title=”obras inacabadas/interditadas 2016″]