Há exatos 50 anos, Conselheiro Lafaiete iniciava o governo do prefeito Abel Rezende Dutra que é tio do prefeito empossado, Mário Marcus (DEM). Como chefe do Executivo Municipal entre 1967 e 1970, Abel tinha como vice-prefeito, Ovídio Barbosa e foram eleitos à época pelo voto popular e governou durante o regime da Ditadura Militar.
No dia de sua posse houve grande festa na cidade. Abel e Ovídio Barbosa desfilaram em carro aberto saudando o povo que saiu as ruas para aplaudir os governantes de Conselheiro Lafaiete.
A cidade tinha menos da metade da população que tem hoje quando o número de habitantes já ultrapassa a casa dos 100 mil habitantes. O paralepípido era a pavimentação das principais ruas da cidade que tinha poucos veículos e ainda possuía o trem de passageiros como meio de transporte para várias cidades. Os bailes nos clubes sociais e as charmosas salas de cinemas eram as principais opções de lazer da população nos finais de semana.
“A prefeitura não pagava nem o salário mínimo. O meu primeiro ato como prefeito foi instituir o salário mínimo”, frisou Abel que realizou obras e trouxe progresso ao município. Foi responsável pela doação de um terreno no bairro Progresso, ao Governo do Estado, para a construção do Colégio Polivalente, atual Escola Estadual “Astor Vianna”. Criou a Fundação Universitária, hoje Fundação Municipal de Ensino Superior que à época possibilitou a instalação da Faculdade de Direito, considerado por ele o maior feito da sua administração.
Abel também comprou máquinas para a administração municipal, construiu o almoxarifado da prefeitura, pontes em vários bairros e a sede do Tiro de Guerra, na rua Dom Silvério, no bairro Museu, atual sede do Centro de Referência do Idoso. Firmou convênio com antiga Cia Telefônica de Minas Gerais e implantou mil linhas de telefones automáticos. Foi responsável pela colocação de luz da Cemig em Joaquim Murtinho e pela ampliação em 18.500 m de rede de água, além da abertura de diversas ruas.
A passagem subterrânea que liga a praça Getúlio Vargas à rua Marechal Floriano Peixoto foi construída na gestão de Abel Rezende Dutra e foi a primeira grande obra de mobilidade no município. O engenheiro responsável pela obra foi Mário Rezende Dutra, pai do prefeito Mário Marcus.
Neste domingo, 1º de janeiro, Abel que tem atualmente 85 anos prestigiou a posse de seu sobrinho prefeito Mario Marcus. “O Mário será um grande prefeito e até melhor que eu. Tenho certeza que ele vai fazer muita coisa pra Lafaiete juntamente com o deputado Glaycon Franco”, disse Abel Rezende Dutra.
Fotos: Acervo de Mauro Dutra de Faria
Fonte:Lafaiete Agora/Foto de capa