Avelina Maria Noronha de Almeida
E quais seriam as características que fazem as semelhanças entre
os bordados do Bairro São Benedito, do povoado de
São Gonçalo do Brandão e da freguesia portuguesa de Castelo Branco?
Sempre foi revivido o passado que trouxe encantamento para as ruas focalizadas. Hoje vai ser diferente. Além de focalizar não só uma rua, mas um bairro, traz a força do encantamento de um presente que tem também sua ligação com o passado.
Qual é essa força? A força das mãos das bordadeiras do Bairro São Benedito, de Conselheiro Lafaiete.. Como vou ligar com o passado? Os censos e outras referências do mesmo campo demonstram a importância do bordado na vida das mulheres de Carijós e Queluz, pois um grande número de mulheres era citado nesses documentos como “fiadeiras”
No século XIX, eram famosas as colchas fabricadas em São Gonçalo do Brandão. Em seu livro “Minhas Recordações”. Francisco de Paula Ferreira de Rezende conta que as princesas de Portugal compravam essas colchas para dar de presente. Um escritor antigo dizia que elas eram semelhantes às colchas de Castelo Branco, freguesia de Portugal. Realmente isso acontecia. Pois não é que, nos tempos de hoje, achei uns bordados, não aqueles do passado em São Gonçalo, mas em um lugar próximo dessas terras, o Bairro São Benedito, de nossa cidade, onde, coincidentemente residem pessoas que têm ligações genealógicas com os habitantes de São Gonçalo.
E quais seriam as características que fazem as semelhanças entre os bordados do Bairro São Benedito, do povoado de São Gonçalo do Brandão e da freguesia portuguesa de Castelo Branco?
Para fazer as comparações, vamos em partes, em primeiro lugar focalizando as colchas que eram feitas em Portugal para presentear as noivas para colocarem em seus enxovais. Era peça, naquela região, indispensáveis nos enxovais.A seguir apresentamos algumas amostras desses bordados tão bonitos e originais:
(Continua)