O Programa Educacional de Resistência às Drogas, conhecido como PROERD, realizado pela Polícia Militar com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será reativado em Congonhas. Serão 10 escolas atendidas, num total de 15 turmas e aproximadamente 280 alunos do 5º ano do ensino fundamental. A primeira aula será realizada nesta segunda-feira, 13, na Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no Jardim Profeta.
Nesta sexta-feira, 10, a 2º Ten PM Paula, o Cb PM Tarcísio e a Diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Rosilene Pereira de Souza Junqueira, estiveram na Rádio Educativa FM 97,5, para falarem sobre o programa. Segundo a Ten. PM Paula, o PROERD busca prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre os estudantes, por meio de atividades educacionais.
No último dia 6, foi realizada, na Casa do Professor, na Matriz, uma reunião com os diretores das escolas municipais escolhidas para aplicação do PROERD. Estavam presentes, ainda, coordenadoras e pedagogas dos ensinos Fundamental e Integral, além da 2º Ten PM Paula e do Cb PM Tarcísio. O objetivo foi definir o cronograma pedagógico e apresentar o programa, que tem duração de, aproximadamente, três meses.
As escolas contempladas são: Augusto Silva, Conceição L. Guimarães, D. Maria de Oliveira Castanheira, Dr. Vitorino Ribeiro, João Narciso, João Olyntho Ferraz, José Monteiro de Castro, Judith Augusta Ferreira, Michael Pereira de Souza e Rosália Andrade da Glória.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
O programa cria um importante elo entre escola e família, buscando prevenir e reduzir o uso de drogas e a prática da violência entre estudantes, por meio de atividades educacionais.