Acontece hoje à tarde, às 18:00 horas, Câmara Municipal de Lafaiete uma audiência pública sobre política urbana, regularização fundiária e habitação voltadas para as ocupações irregulares no Siderúrgico e no Triângulo II.
Por parte do Siderúrgico elas se localizam em área da união no antigo leito do ramal ferroviário que ligava a Mineração Morro da Mina. Já o Triângulo II é uma ocupação mais complicada no campo jurídico e no campo social.
Na verdade há na cidade outras ocupações irregulares e clandestinas. São milhares de famílias sem documento do terreno e sem infra-estrutura.
Segundo assessoria do vereador Chico Paulo (PT), autor do requerimento, ele solicitou a Secretaria do Patrimônio da União-SPU-MG um levantamento das áreas de Lafaiete que pertence à União que ainda não chegou nas su45as mãos.
A área ocupada do Traingulo II é privada, os seus proprietários compraram no leilão de 2013 da COHAB-MG por mais de R$ 1 milhão.
Existe um liminar de ação popular, provocada pelo ex vereador Nonô do América, que que questiona os valores dos lotes. Vale lembrar que não só o campo do América entrou na transação. O Vila Nova e o Corinthians, também foram vendidos.
Há informações que os novos proprietários já tem as escrituras em mãos e que estão aguardando apenas posicionamento do executivo e do legislativo para depois tomarem as providências jurídicas para haver os terrenos que eles compraram em 2013 da COHAB.