29 de março de 2024 11:50

Jovem haitiana faz intercâmbio cultural e visita a redação do jornal

A haitiana Dachena Bonelus foi recepcionada pelo prefeito,vice,e pelo presidente do Rotary/Reprodução

Nossa redação recebeu hoje, dia 4, a visita da haitiana Dachena Bonelus, que por meio de uma iniciativa do Rotary Clube de Conselheiro Lafaiete, no programa de intercâmbio de jovens de Rotary International, está passando um ano no Brasil. Desde dezembro ela está em Lafaiete onde é acolhida por famílias rotarianas e outras indicadas pela entidade. Dachena Bonelus está cursando o 2º ano do ensino médio no Colégio Nazaré. Apesar das dificuldades da língua e da cultura, aos poucos ela se adapta ao país. “Gostei de Lafaiete e as pessoas são muito boas e recebem bem a gente”, contou a nossa reportagem. Aos 17 anos, a intenção da jovem haitiana é se formar em pscologia.

A família de Dachena Bonelus mora em Porto Príncipe, capital do Haiti. Lá o idioma oficial é o “crioulo”, mas a jovem fala inglês, espanhol, francês e se habitua ao português. Um dos atrativos dela foi o açaí. “Adorei muito e infelizmente lá não tem”, frisou.

Intercâmbio

O objetivo do intercâmbio é proporcionar conhecimento da cultura brasileira e consequentemente da língua portuguesa.
Jonas Enquadrasse de Oliveira, Presidente do Rotary, levou a jovem para conhecer o Prefeito Mário Marcus e o Vice prefeito, Marco Antônio.
O programa do Rotary international que hoje tem cerca de 300 jovens do mundo inteiro em diversas cidades brasileiras e na mesma proporção jovens brasileiros em diversos países, em ambos os casos os jovens são recepcionados e acolhidos por famílias selecionadas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade