O resgate de um tempo de lutas e patriotismo de grandes nomes que lutaram contra os abusos e imposições da Coroa Portuguesa, ou seja, a Inconfidência Mineira, foi o tema do Ato Cívico realizado pelo Governo Municipal e a 65ª Companhia da Polícia Militar de Ouro Branco na manhã de quarta-feira, 20.
O Governo Municipal, por meio do prefeito Hélio Campos e vice-prefeito Dr. Celso Vaz, foi recebido pelo 1º tenente da PM André Luiz Resende e oficiais que servem na Cia em Ouro Branco que representaram o comandante capitão Juliano Brandão de Almeida. Durante o Ato Cívico foi realizado o acendimento da Pira com o Fogo Simbólico trazido por 5 alunos do Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte que é realizado pela Prefeitura. Na sequência, hasteamento das bandeiras e saudação das autoridades.
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Auxiliadora Torres, coordenados pela diretora Magda Helena Nascimento Rocha e professoras Magna e Adriana Márcia, apresentaram um teatro sobre a Inconfidência Mineira. Além disso, os alunos fizeram uma homenagem aos PMs com a execução do Hino da Polícia Militar, tendo em vista que José Joaquim da Silva Xavier, Tiradentes, é o patrono da PM.
Os estudantes também entregaram um cartão agradecendo aos Policiais pelo trabalho em prol da paz social, ordem e as leis. A 65ª Cia da PM também recebeu a placa em comemoração aos 293 anos de Fundação de Ouro Branco.
Participaram do evento o prefeito Hélio Campos, vice-prefeito Dr. Celso Vaz, presidente da Mesa Diretora da Câmara vereador Geraldo Pedro da Silva, vereadores Carlos Roberto Pereira e José Irenildo Freire, secretária de Educação Kátia Stelalamares Gomes, secretária de Governo e Comunicação Branca de Castilha, chefe de Gabinete Edilson Nascimento, a equipe de Governo da Prefeitura, alunos da Escola Municipal Maria Auxiliadora Torres, além dos oficiais que prestam serviço na Cia da PM em Ouro Branco.