Quem assistiu às apresentações dos corais ontem à noite, dia 30, encantou-se com uma cultura um tanto quando esquecida em Lafaiete.
O Madrigal Roda Viva, criado na primavera de 1998, apresentou mais uma edição “Concertos na Matriz”, projeto cultural que carrega consigo a força e a expressão da cultura musical lafaietense. O palco do evento foi a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Nesta edição o coral convidado foi o “Tom Maior”, de Mariana, formado por jovens e adolescentes. Com 10 anos de formação, o coro já é rodado com apresentações em diversos estados e até mesmo no exterior.
O encontro de gerações de corais emocionou o público que lotou a igreja arrancando efusivos aplausos a cada música. Na abertura o Madrigal Roda Viva, sob a regência de um dos expoentes da cultura lafaietense, o maestro Geraldo Vasconcelos, entrou com um repertório belíssimo entre o erudito e o barroco. O violino ficou por conta do convidado Leonardo Cassilhas.
Em seguida o “Tom Maior”, com regência do entusiasmado Adeuzi batista, encantou o público indo do clássico ao popular. O coro arrancou aplausos de pé após a música, com uma coreografia ensaiada, do clássico “Stand By me”, de John Lennon.
Os dois coros ainda dividiram o palco com mais 4 músicas. Ao final, o “Tom Maior” encerrou a apresentação com “All Star”, do roqueiro Nando Reis, encantando o público com a espontaneidade, coreografia e força vocal dos músicos.
O projeto Concerto na Matriz acontece agora no dia 30 de julho quando Madrigal Roda Viva recebe a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. O encontro promete encantar o público.
O Concerto na Matriz acontece sempre nos meses que há o 5º domingo.
Fotos: Mauro Dutra Faria/Divulgação