24 de abril de 2024 19:11

Cidades fantasmas em Minas e no Brasil: 6 lugares que você não conhece

Sabia que existem cidades fantasmas no país? Elas existem assim como nos filmes que assistimos, e são encontradas em diversos lugares do mundo e no Brasil não seria diferente. Assim, cada uma delas guarda em silêncio o motivo pelo qual foi abananada, como, por exemplo, lendas que assustam as pessoas até hoje e alguns acontecimentos.

Nesses locais é possível encontrar lembranças, objetos, marcas da existência de vida, bem como alguns poucos moradores que ainda vivem em algumas cidades. Então, vamos conhecer algumas das cidades brasileiras que são consideradas cidades fantasmas.

Primeiramente, as cidades abaixo foram habitadas há alguns anos atrás e por algum motivo foram abandonadas, hoje se encontram apenas em ruínas, são elas:

1- Airão Velho (AM) – Conhecida como a cidade do apocalipse formiga

Airão velho localizado no estado do Amazonas foi fundado em 1965, sendo o primeiro povoado construído próximo às margens do Rio Negro. Nesse diapasão, Airão velho foi considerado o povoado mais importante da região, desde a época da colonização portuguesa até o final da segunda Guerra Mundial.

Isso porque, o povoado concentrava a maior produção de borracha da área entre o Alto Rio Negro, Rio Branco, Rio Jaú e Afulentes. Entretanto, até hoje não se sabe ao certo o motivo verdadeiro que vez a cidade ser abandonada. Mas segundo uma história popular a cidade foi invadida por formigas que comiam pessoas. Intrigante, não é mesmo?

Então, foi por causa dessas formigas que a cidade foi abandonada pelos os moradores e hoje ela é apenas visitada por turistas. Dessa forma, ganhou o título de cidade fantasma.

2 – Fordlândia (PA) – A cidade de Henry Ford

A Cidade com o nome de Fordlândia fica localizada no estado do Pará, ela foi um projeto do dono fábrica de carros, Henry Ford. Ademais, o seu projeto era construir uma cidade para que os seus funcionários pudessem morar e cultivar a seringueira, que seria utilizada para a produção de borracha para os pneus dos veículos da sua fábrica.

Apesar de ser uma boa ideia o projeto não foi concluído porque as terras eram impróprias para a plantação de seringueira.

3 – Igatu (BA)

A cidade de Igatu fica localizada no estado da Bahia, na região da Chapada Diamantina, antigamente essa cidade era conhecida como Xique-Xique. Nesse sentido, ela foi habitada na época da extração de diamantes e em pouco tempo se tornou um lugar extremamente rico.

Vale destacar ainda, que a cidade chegou a ter mais de 10 mil habitantes. No entanto, no início do século XX houve um declínio na exploração diamantes, então a cidade aos poucos foi perdendo os seus habitantes e, atualmente, tem pouco mais de 300 moradores.

4 – Vila de Biribiri (MG)

A vila Biribiri localizada no estado de Minas Gerais fica próxima à cidade de Diamantina, e faz parte do Parque Estadual do Biribiri. Além disso, a vila foi construída no século XIX para que funcionários de uma fábrica de tecido pudessem morar.

Vale destacar que vila foi abandonada após o encerramento das atividades da fábrica e, atualmente, poucas famílias moram no local e são responsáveis por preservar as poucas casas da vila.

5 – Cococi (CE)

Cococi no estado do Ceará é um das cidades fantasmas no Brasil, ela foi fundada no século XVII e atualmente duas famílias moram nesse local que está em ruínas. Ademais, a cidade ainda é visitada durante as novenas de Nossa Senhora, entre o dia 29 de novembro a 8 de dezembro. Apenas a igreja ainda está preservada nesse local.

Segundo uma das histórias a cidade está abandonada porque foi amaldiçoada por um padre que estava com raiva, pois teve que celebrar a missa duas vezes porque uma família poderosa da época chegou atrasada à igreja. Então o padre se sentiu desrespeitado.

Em tempo, outra lenda sobre esse local é a história de um vaqueiro que estava na cidade no dia de finados, e encontrou uma menina perdida e levou para sua casa, ele lhe adotou como filha. Depois disso, ele saiu de casa para levar o gado para outro lugar com a promessa de voltar para a ceia de Natal.

Entretanto, ao retornar encontrou a cidade em ruínas e foi informado que ela estava abandonada há muitos anos, e que na sua casa estava apenas uma mulher que morava sozinha esperando o seu marido voltar.

6 – São João Marcos (RJ)

Inicialmente, a cidade de São João Marcos no Estado do Rio de Janeiro tinha mais de 20 mil habitantes no século 19. Entretanto, no ano de 1940 o Presidente Getúlio Vargas, ordenou que cidade fosse desabitada para dar início à construção de uma barragem no local.

Atualmente, é possível observar as ruínas da cidade e fazer uma trilha que dura em média 40 minutos. Portanto, é uma excelente opção para sua viagem.

Fonte: Site Tomar Posse

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade