20 de abril de 2024 05:18

Prefeitura e população vão comemorar asfaltamento da estrada de Santa Quitéria

Rodeada por uma beleza exuberante, a estrada que liga Santa Quitéria à sede do município de Congonhas reúne diversas histórias. Os oito quilômetros de chão fazem diferença na vida dos moradores do bairro, que já enfrentaram muita poeira e lama para chegar aos seus destinos, mas agora veem um sonho sendo realizado. O trecho, que antes era de terra, está pavimentado e sinalizado, interferindo na mobilidade urbana, no desenvolvimento econômico e, principalmente, na qualidade de vida da população. Para comemorar esta conquista, a Prefeitura e toda a comunidade de Santa Quitéria vão promover, neste sábado, 6, uma grande festa, que começa a partir das 13h, e contará com uma programação recheada de cultura, esporte e lazer.

O trecho, que antes era de terra, está pavimentado e sinalizado/Divulgação

Ao todo, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SEOB), investiu R$ 7.488.806,88 na obra, executada pela Cadar Engenharia Construções Ltda. A princípio, os 20 km de extensão da estrada até o Centro de Jeceaba seriam contemplados com pavimentação pelo Programa Caminho de Minas, do Governo do Estado, que desistiu do compromisso.

Antes da pavimentação, foi realizado todo o serviço de infraestrutura: drenagem superficial da via com colocação de meio-fio, canaletas e caixa de passagem, além de regularização do subsolo. A estrada recebeu, ainda, sinalização horizontal e vertical. Todos os serviços foram realizados no padrão determinado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O bairro também recebeu melhorias na infraestrutura urbana. As ruas Padre Pedro Pinto, José Afonso Azevedo, Cristo Rei e Presidente Dutra foram recapeadas e sinalizadas. A Atual Administração também está investindo no esporte e lazer para a comunidade: a construção do Ginásio Poliesportivo está em fase de finalização.

Progresso

O asfaltamento da estrada era um anseio antigo da comunidade. Nascida e criada em Santa Quitéria, Maria Luzia de Oliveira, 77, diz que este é um sonho realizado. “Andávamos a pé carregando criança no colo. Não tínhamos estrada asfaltada, nem condução”, relembra. Seu marido, João Luiz, 83, conta sobre os tempos em que caminhava pelo trecho: “Íamos a Congonhas a pé, carregando sacos de mantimentos nas costas. A estrada tinha muito bicho e muito mato”. Anos depois, mesmo usando transporte, o tempo gasto era de 40 minutos. Agora, são 8 minutos. “Achei que ia morrer e não veria esse asfalto”, brinca.

A presidente da Associação Comunitária de Santa Quitéria, Aline Soares, relembra os tempos em que estudava na sede do Município, na Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira, e caminhava comendo goiabas, colidas direto dos pés plantados ao longo da estrada. O sabor da infância traz memórias de uma época em que o acesso à Santa Quitéria era difícil. “O que contamos rindo hoje, para nós era muito sofrimento. E só a gente que viveu é que sabe. A pavimentação é um ganho muito grande mesmo, uma parte muito importante da nossa história. Sabemos que é o progresso chegando e Santa Quitéria avançando”, destaca.

O asfaltamento da estrada era um anseio antigo da comunidade/Divulgação

Nos dias de chuva, a situação era ainda mais complicada, já que a terra se transformava em barro. Segundo Maria das Graças Gonçalves, quando não havia condução, a única opção para quem trabalhava na sede do Município era caminhar. “Quando chovia aumentava o transtorno. Até mesmo depois do transporte coletivo, era só chover que ninguém passava. A estrada asfaltada é uma grande conquista para nós, parece um sonho”, frisa.

Essa é uma situação vivida também por Laurenir Soares, 34, que passa pelo trecho todos os dias. “Há muitos anos esperávamos por esse asfalto, devido às dificuldades que enfrentávamos. Eu era uma das pessoas que ficavam presas na estrada. Às vezes, íamos trabalhar e o ônibus agarrava, até perdíamos o dia de serviço. O asfalto trouxe muitas mudanças e Santa Quitéria está melhorando, tem mais movimento. Foi uma conquista muito grande para os moradores”, conta.

Programação da inauguração neste sábado, 6:

13h: Rua de Lazer e jogos festivos de futebol

16h: Carreata até Santa Quitéria. Em seguida, inauguração oficial.

18h30: Show acústico com Rosana e Gilberto

20h: Show com Kadu e Léo

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade