Bem ao estilo que vai marcando sua administração, o Prefeito Mário Marcus (DEM) fez uma visita surpresa na última quinta feira, dia 1º, ao pronto socorro municipal acompanhado do vice prefeito, Marco Antônio (PSDB). A ida foi motivada diante de reclamações sucessivas. No local o prefeito constatou aglomeração e certo tumulto de pacientes.
Mário Marcus conversou com os médicos, enfermeiros e funcionários onde procurou informações sobre o atendimento. Ele também ouviu os usuários para avaliar o serviço prestado no equipamento público que segundo a última estimativa tem atende cerca de 450 pacientes ao dia. Mário tomou conhecimento da escala de plantões médicos e sugeriu mudanças para agilizar o atendimento.
Tomando para si o desafio e o compromisso de melhorar o atendimento na área da saúde, carro chefe de uma administração e érea que mais recebe
reclamações, o prefeito afirmou a nossa reportagem que vai continuar visitando o pronto socorro assim que necessário para avaliar os serviços. “Já nossa visita pudemos já sugerir mudanças que vão desafogar o atendimento e dar eficiência aos serviços prestados no pronto socorro. São ajustes que vão surtir efeito positivo”, disse.
Na tarde de ontem, dia 6, o prefeito novamente fez uma visita ao pronto socorro. Ele estava acompanhado do secretário de saúde, Alessandro Gláucio, onde constatou a regularidade de plantonista, observou os serviços e reforçou aos profissionais o zelo pelo atendimento. Juntos os dois tomaram algumas medidas e ações imediatas. “A questão principal às vezes é de logística e organização e o problema não é falta de médicos. Recebemos elogios de pacientes de nossa postura de acompanhar de perto o pronto socorro e
cobrar dos profissionais por melhorias e eficiência. Volto a frisar que vamos desempenhar nosso papel de acompanhar de perto o setor da saúde, buscar soluções e sempre estar visitando sejam o pronto socorro ou os postos de saúde dos bairros. Quantas vezes se fizer necessário vamos visitar e fiscalizar o atendimento no pronto socorro”, assegurou. “Este é meu desafio de colocar a saúde com seus serviços em pleno funcionamento”, declarou.
Novas medidas
Mário adiantou que diversas medidas estão sendo tomadas e aplicadas dentro da área da saúde, inclusive a reformas dos postos e melhor localização de PSF’s gerando mais conforto aos usuários. “Vamos investir no atendimento primário, melhorando as instalações dos postos e equipamento os PSF’s. Já vislumbramos mudanças em diversos postos e mais equipamentos que vão de encontro com o anseio da população”, disse.
Ele também antecipou a mudança da secretaria de desenvolvimento social que está sendo transferida para a antiga sede da secretaria de saúde, no Bairro Angélica,
próxima a Delegacia de Polícia. A farmácia central, que funciona ao lado do pronto socorro, será transferida para o prédio da secretaria de saúde, no antigo fórum com mais espaço e conforto.