Trecho da BR-040 em Minas já deveria ter mais 250 km de estradas duplicadas. Melhorias na BR 040 estão paradas, mas pedágio é cobrado desde meados de 2015. Acidentes causaram a morte de pelo menos 42 pessoas na região entre Congonha a Juiz de Fora só nós primeiros sete meses de 2017. População de Correia de Almeida luta pela isenção. Deste total, 38 pessoas perderam a vida em áreas de pistas simples.
Uma das principais causas de morte nas estradas são as colisões frontais durante ultrapassagens em pistas simples. Ainda assim, duplicações de rodovias em Minas Gerais parecem não ser prioridade. Nem mesmo a privatização das BRs, com cobrança de pedágio, implica que as obras de melhorias ocorrerão mais rápido. Minas Gerais, só na BR-040, já deveria ter mais 250 km de pistas duplas se fossem respeitados os cronogramas estabelecidos quando anunciadas as concessões no Estado, em 2013. Mas o licenciamento ambiental e liberação de financiamentos estão atrasados.
A BR 040 foi concedida à iniciativa privada há três anos, a empresa começou a cobrar pedágio em 2015, e nada da duplicação deixar de ser uma previsão em contrato para representar segurança no asfalto. Consta no edital que 258 km do total de 557 km de obras seriam entregues no mês de março, no terceiro ano de concessão da BR–040, entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Brasília.
Pista dupla não tem, mas tem pedágio, com 11 praças cobrando os motoristas há quase dois anos, nessas estradas que ligam Minas a Goiás. E tem acidentes. No ano passado, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MG), foram 4.154 ocorrências com 4.258 vítimas feridas e 228 mortes, no trecho mineiro das três BRs concedidas.
Antes de instalar os pontos de cobrança, as concessionárias tiveram que duplicar 10% do previsto no edital. Isso foi feito no primeiro ano de concessão. Havia licença ambiental e verba liberadas. Nos dois anos seguintes, não houve, então, tempo hábil para que o licenciamento no restante da BR–040 fosse aprovado, e faltou repasse do financiamento de R$ 7,9 bilhões do BNDES para a Via 040, administrada pela Invepar.
Dados
Com apoio da equipe de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, um estudo da violência no trânsito na BR-040 da região próxima a Barbacena/Lafaiete/Congonhas. Após pesquisas levantadas no banco de dados da PRF, e que mostra o número de vítimas confirmadas nos acidentes, mas pode aumentar devido aos falecimentos que acontecem posteriormente em hospitais após o atendimento inicial, chega-se ao número de 42 mortes entre janeiro e julho.
A conclusão de que a duplicação e instalação de canteiros centrais e acostamentos na BR-040 é primordial para minimizar o número de acidentes é constatada de forma simples: 90% das vítimas destes acidentes morreram em trechos de pista simples, num total de 38 mortes, contra 4 mortes em acidentes em pista dupla da BR-040 na região.
ACIDENTES DE JANEIRO A JULHO DE 2017 | |||
Trecho entre Congonhas e Juiz de Fora | |||
Tipo de pista | Km | Acidentes | Nº de Mortos |
Dupla | 651,2 | 1 | 1 |
Dupla | 703,4 | 1 | 1 |
Dupla | 704,9 | 1 | 1 |
Dupla | 721,3 | 1 | 1 |
TOTAL ACID. PISTA DUPLA | 4 | 4 | |
Simples | 606,1 | 1 | 1 |
Simples | 608,0 | 1 | 2 |
Simples | 609,5 | 1 | 1 |
Simples | 612,4 | 1 | 1 |
Simples | 619,0 | 1 | 1 |
Simples | 623,1 | 1 | 2 |
Simples | 632,0 | 1 | 1 |
Simples | 636,0 | 1 | 1 |
Simples | 636,6 | 1 | 1 |
Simples | 650,3 | 1 | 1 |
Simples | 668,1 | 1 | 1 |
Simples | 668,2 | 1 | 1 |
Simples | 686,3 | 1 | 2 |
Simples | 695,7 | 1 | 1 |
Simples | 696,7 | 1 | 8 |
Simples | 739,7 | 1 | 1 |
Simples | 741,1 | 1 | 1 |
Simples | 768,4 | 2 | 10 |
Simples | 769,0 | 1 | 1 |
TOTAL ACID. PISTA SIMPLES | 20 | 38 | |
TOTAL GERAL NA REGIÃO | 24 |
42 |
Com informação de Barbacena mais