A Gerdau, por meio do Programa Gerdau Germinar, promove uma série de encontros com representantes das comunidades em que atua. As reuniões acontecem ao longo do ano e envolvem as comunidades da região do Alto Paraopeba (MG). A iniciativa faz parte do projeto Diálogo Ambiental, direcionado para os pais dos alunos e educadores, e do Laboratório Ambiental, voltado para educadores da rede pública e privada de ensino e para lideranças das comunidades da região.
Ao longo do ano, foram realizados diversos encontros do Diálogo Ambiental, que abordou o tema “Ecologia Integral da Família” e já reuniu cerca de 1730 pessoas das cidades de Ouro Branco e Congonhas. Já o Laboratório Ambiental é direcionado para a capacitação dos professores e líderes das comunidades. Nos meses de agosto e setembro, foram realizadas duas capacitações sobre os temas “Destinação e tratamento adequado de resíduos sólidos” e “Biodiversidade e recursos naturais da RPPN” com a presença de aproximadamente 60 pessoas.
De acordo com a analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, as atividades proporcionam um momento único de aprendizado aos participantes. “O desenvolvimento dessas ações estabelece um contato direto entre a equipe do Programa Gerdau Germinar, os educadores e pais de alunos. Os encontros são sempre muito enriquecedores e nos permite conhecer a realidade, sensibilizar as pessoas e incentivar iniciativas socioambientais transformadoras em nossa região”.
O Diálogo Ambiental e o Laboratório Ambiental fazem parte do calendário escolar das comunidades onde a Gerdau está presente e busca contribuir para a sustentabilidade local. Os temas trabalhados variam de acordo com as necessidades da região, com enfoque maior em questões socioambientais.
Sobre o Programa Gerdau Germinar
Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada
para a prática da educação e conservação ambiental, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde 1990, ano de lançamento do programa, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.
O Programa dispõe de um centro de educação ambiental – o Biocentro Gerdau Germinar – com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.