“A comunidade espera muito da Câmara. Nossa expectativa é trazê-la para o centro das discussões e decisões, dando um perfil bem participativo de nossa gestão. Com a população participando, nossos erros serão menores. É ao Legislativo que os cidadãos e organizações da sociedade civil recorrem na busca de soluções para problemas que afligem a população”.
Assim resumiu o novo presidente da Câmara de Lafaiete, Darcy José de Sousa (SD), ao discorrer sobre o eixo principal de ação a frente do Legislativo em 2018. Mais conhecido com Darcy da Barreira, em seu segundo mandato, ele antecipou que sua linha principal será aproximação com a sociedade, os segmentos organizados, principalmente os jovens e adolescentes. “Quero trabalhar diretamente com os estudantes. Precisamos envolver mais os jovens e adolescentes no processo político para renovação e a participação. Resgatar os valores mais nobres da atividade política. Será através deles que vamos mudar nossa cidade, nosso Estado e nosso país”, assinalou.
O novo presidente assume a Casa logo no início de janeiro quando pretende conhecer a estrutura e o funcionamento do poder. “Quero aprofundar no conhecimento da máquina para tomar as decisões, propor mudanças e colocar meu plano de trabalho em ação. Quero ouvir a todos”, disse.
Por outro lado, Darcy frisou que todas as decisões serão conjuntas. Sem citar o grupo G7 que o elegeu, o novo presidente defendeu o consenso e a harmonia. “Minha eleição foi em torno da unidade e quero governar com o conjunto dos 13 vereadores. Em todas as decisões quero ouvir meus colegas. Quero usar minha experiência a serviço da Casa, buscando afinidade e superar as divergências”, assinalou.
Neste perfil participativo, Darcy pretende voltar com o projeto da Câmara Itinerante. “Este é um dos meus projetos de levar o legislativo às comunidades. Precisamos ir até a população para ouvir as demandas e as prioridades. Meu desejo é chamar a sociedade a integrar e participar das decisões. Esta será a nossa marca e vamos fazer o possível e o impossível para mostrar a nossa diferença”, comentou, reafirmando parceria com o Executivo. “Vamos estar lado a lado com o nosso prefeito Mário Marcus ajudando o Município em seus desafios”, pontuou.
Ao comentar sobre sua eleição a presidência, Darcy falou da surpresa já que no dia da votação ficou sabendo que o G7 lhe teria escolhido para o comando da Casa. “Fui pego de surpresa, mas não fujo do desafio de comandar o nosso Legislativo. Foi uma articulação dos 7 vereadores, aprovado pelos demais, que viram em mim o nome que sintetizava o sentimento de renovação. Muito me lisonjeia a escolha e acredito que a experiência, a independência, diálogo e o equilíbrio pesaram a meu favor”, comentou.
Darcy vai administrar um orçamento previsto de R$7.246.617,75. “Nosso mandato será de avanços mas sem atropelos. Tudo dentro da legalidade”, finalizou.
Quase 30 bairros vão ficara sem água nesta quarta feira em Lafaiete