O prefeito Mário Marcus (DEM) e o deputado estadual Glaycon Moreira Franco (PV) aproveitaram ontem, dia 22, o ato da entrega oficial de 2 tratores, recursos garantidos em emenda parlamentar, para reforçar e elogiar o momento político vivido por Lafaiete onde as duas principais lideranças caminham unidas e mobilizadas em prol da cidade. Eles também não deixaram de alfinetar quando Lafaiete perdeu recursos pela falta de Certidão Negativa de Débitos (CND). “Sabíamos que iríamos encontrar dificuldades. Não seria novidade. Frota sucateada, pronto socorro em péssimo estado, o hospital regional paralisado e o Município sem poder receber emendas ou convênio. A primeira providência foi financiar as dívidas para que Lafaiete conseguisse o Refis e voltasse a estar apta a receber recursos”, destacou Mário. “Convivíamos com a possibilidade de ter os recursos sequestrados por não honrar os precatórios. Fomos ao Tribunal e regularizamos a situação. Lafaiete perdeu ambulâncias, academias ao ar livre e unidades básicas de saúde como a do Moinhos”, discorreu o prefeito.
Durante seu discursos que durou cerca 20 minutos, Mário Marcus elogiou e agradeceu os investimentos do deputado, entre os quais os tratores, obra para desinterdição do poliesportivo, já licitada e aguardando assinatura de contrato, e a reforma do galeria subterrânea Ovídio Barbosa. Ele também citou a posto de coleta de sangue que será implantado em Lafaiete. Mário Marcus também enalteceu a atuação do deputado em favor de Lafaiete e ambos trocaram fartos elogios.
A criação de 6 equipes do PSF’s e reforma da policlínica foram citadas como obras para 2018. “Lafaiete está mostrando a diferença e somos reconhecidos na região quando muitos citam a nossa administração como modelo e a dizem que fazemos mágica. Não perdemos o entusiasmo e vamos encontrar as soluções para os nossos problemas”, assinalou, se referindo que sua gestão faz muito com poucos recursos. O prefeito também antecipou ações na geração de empregos com a instalação de empresas citando o supermercado EPA que será inaugurado em 2018.
O deputado Glaycon Franco citou outros momentos quando a cidade perdeu recursos. “Em outros momentos tivemos oportunidade de realizar obras e não soubemos aproveitar quando havia recursos. Esses momentos não acontecem mais. Hoje o Estado passa pela sua pior crise financeira comparada com a de 30”, refletiu. “Lafaiete é a cidade mais importante do Território das Vertentes e como tal deve ser reconhecida pelo Governo”, pontuou.
Sem citar nominalmente a administração anterior, Glaycon disse que direcionou inúmeros recursos para Lafaiete mas a cidade não tinha condições de receber. Ele lembrou que verba para a construção da Unidade Básica de Saúde dos Moinhos ficou em caixa diversos anos e a obra ao foi executada. “Estamos tentando resgatar este convênio”, disse. O deputado disse que o governo liberou cerca de R$ 4 milhões, ainda em dezembro, em emendas, para a região e aguarda ainda em fevereiro para destinação de veículos para diversas cidades.