30 de abril de 2024 13:47

Piranga: força tarefa já imunizou mais de 92% da população e varredura faz visita de casa em casa; cidade já confirmou 8 casos

O Departamento Municipal de Saúde confirmou 8 casos de febre amarela em Piranga até a última sexta feira, dia 2 a partir de resultados de exames laboratoriais liberados da Fundação Ezequiel Neves (Funed), sendo que 2 vieram a óbito.

Dos quinze casos suspeitos, 7 receberam alta e serão acompanhados pelos profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde das Família). O Município está trabalhando em conjunto e parceria com a secretaria de estado da saúde intensificando ações de vigilância com a localização de macacos mortos para identificação de áreas de risco, intensificação de ações preventivas, ampliação da cobertura vacinal através de varredura (visitas de casa em casa conferindo a situação vacinal e imunizando as pessoas).

As unidades de saúde estão abertas diariamente das 7:00 às 19 horas, inclusive aos sábados. O departamento de saúde tem intensificado de força tarefa em toda a extensão territorial com cerca de 100 profissionais envolvidos nas ações de varreduras, blitz educativas e aplicação de fumacê.

Alerta geral: varredura inclui visitas em casas, pontos de vacinação nas entradas de Piranga com pontos de vacinação/Reprodução

Dos quase 18 mil habitantes, 16 mil foram imunizados na varredura, isto é, entre os que foram vacinados e aqueles que tinham tomado a dose da vacina anteriormente. A vacina está disponível nos postos de saúde e sua validade começa validade começa no 10º após tomar a vacina que é indicada a partir dos 9 meses. O Ministério da Saúde datou a dose única desde o ano passado.

Balanço

Já vieram a óbitos 6 pessoas na região confirmadas com febre amarela (Senhora de Oliveira, Barbacena, Piranga (2), Belo Vale e jeceaba). Na quinta feira faleceu um homem em Caranaíba com suspeita no Hospital Regional de Barbacena. O material colhido foi enviado para a FUNED para confirmar ou não o diagnóstico da febre amarela.  Outros cinco casos de morte com suspeitas de febre amarela foram registrados, em Ouro Branco, Barbacena, Itaverava. Os exames foram em enviados a Fundação Ezequiel Neves (Funed) para contra prova.

Internações

Barbacena é a cidade referência para casos mais graves na Macro Centro-Sul, que abrange 51 municípios. Estão internados no Hospital Regional, com suspeita (juntamente com os dois confirmados). Na soroterapia, um de Barbacena; na Sala Amarela, um de Cipotânea e um de Barbacena; na Sala Laranja, um de Desterro do Melo; na Sala Vermelha, um de Ouro Branco; e, na Clínica Médica, seis de Piranga, um de Itaverava, um de Santana dos Montes e um de Barbacena.

Um paciente de Conselheiro Lafaiete deu entrada no final da manhã desta quarta-feira, foi avaliado e encaminhado para a Sala Amarela. O paciente é originário de Itaverava. Portanto, no momento, são 15 internados no Hospital Regional.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade