
O Instituto Hemolab, situado na Avenida Manoel Martins, em Lafaiete, é modelo para Lafaiete ao se tornar a primeira empresa de aplicar a lei Municipal Nº5.890, de autoria da vereadora Carla Sassi (PSB) e sancionada pelo prefeito Mário Marcus (DEM). A legislação, pioneira em Minas e no Brasil, quebra o preconceito e reafirma as políticas públicas de inclusão social em favor dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ontem a tarde, dia 20, aconteceu a simbólica inauguração no Instituto Hemolab com a instalação das placas para atendimento preferencial e a inclusão do símbolo mundial do autismo por força da Lei Municipal. A solenidade simples foi carregada de simbolismo para as famílias de autistas que marcaram presença no evento e se emocionaram com a sensibilidade e pelo espírito humanista da empresa. A luta de familiares é longa pelo reconhecimento na sociedade e criaram a AFAUPA (Associação dos Familiares de Autistas Unidos pelo Autismo). A Hemolab abre as portas para que outras empresas abracem esta causa em Lafaiete.

Além da inclusão do autismo nas placas de atendimento preferencial a nova lei reserva do estacionamento prioritário, a exemplo dos deficientes e idosos nas vagas dos estacionamentos. A AFAUPA é modelo de engajamento em torno das pessoas com diferença funcional e pretende que a lei seja aplicada integralmente em Lafaiete.
Fotos: Willian Dias