A Polícia Civil de São João del-Rei recuperou nessa segunda, 5, uma imagem de São José de Botas que havia sido furtada há 22 anos em Lagoa Dourada. A imagem do século XVIII foi furtada em 1995 em uma fazenda em Lagoa Dourada e constava desde então no registro de bens procurados do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A peça em madeira dourada e policromada é do século 18.
O autor do furto, E.G. de 68 anos, permaneceu com a imagem por 22 anos até que resolveu vende-la. De acordo com informações da Polícia Civil foi através da tentativa de venda que a imagem foi localizada. O autor do crime e a imagem foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil e estão à disposição da justiça. A pena para o crime é de 2 a 8 anos.
Bens procurados
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o estado é recordista no número de casos de roubo em igrejas no país. Ao todo, 697 imagens e peças sacras estão desaparecidas oficialmente, número que pode ser até dez vezes maior devido à sub-notificação, segundo afirmam autoridades. As imagens abastecem um mercado clandestino de colecionadores e antiquários.
Folha da Vertentes