19 de abril de 2024 17:12

Sem Teto presta solidariedade ao vereador Chico Paulo e ASTCOL anuncia a construção de 224 novas moradias

Sem Teto presta solidariedade ao vereador Chico Paulo/CORREIO DE MINAS

Uma das principais lideranças populares e um dos organizadores da Astcol (Associação dos Sem Teto de Conselheiro Lafaiete), o vereador Chico Paulo (PT), recebeu ontem durante a sessão da Câmara, um ato de desagravo e apoio irrestrito de seus colegas do Legislativo, e principalmente dos integrantes do movimento que ocuparam a Câmara.

Na semana o vereador foi alvo de ameaças e infâmias de um grupo na Casa Legislativa.

Com cartazes de apoio a sua luta histórica em favor dos sem teto, os participantes prestaram solidariedade a Chico Paulo.

“A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos!#Força Chico. Estamos com você!”. Pessoas fortes nunca tentam derrubar as outras. Elas as levantam. #Somos todos Chico Paulo”. Estes dizeres sintetizam o que representa a liderança do vereador Chico Paulo na história do movimento e na transformação da vida de centenas de pessoas que resgataram a dignidade ao conquistarem a casa própria.

ASTCOL anuncia a construção de 224 novas moradias/CORREIO DE MINAS

Quando tomou o microfone para discursar, Chico Paulo recebeu uma calorosa salva de palmas. “Esse movimento tem mais mulheres que homens. Estamos comemorando 25 anos e agora com mais 224 novas moradias. Tem muita gente que esperou os 25 anos para ter sua casa. Na semana passada deixei esta casa detonado, mas passei por oração e melhorei. A nossa luta continua e o movimento persiste por causa de todos aqui”, assinalou emocionado arrancando um entusiasmada salva de palmas até mesmo de seus colegas vereadores.

Nos discursos que se seguiram os vereadores hipotecaram apoio a Chico Paulo. Carla Sassi (PSB) também citou os incidentes da semana passada quando alguns edis foram execrados na Casa. “Todos temos que ter uma causa. Eu me orgulho da causa animal”, afirmou. José Lúcio (PSDB), Sandro José (PSDB), Alan Teixeira (PHS) e Pedro Américo (PT) exaltaram o movimento do sem teto e liderança de Chico Paulo. “A possibilidade de realizar um sonho é o que torna a vida interessante”, refletiu o vereador Oswaldo Barbosa (PP) ao citar o escritor Paulo Coelho, se referindo a luta que alimenta e dá sentido ao movimento do sem teto em busca da moradia digna.

Movimento é modelo no Estado e prepara a construção de 224 apartamentos

Residencial Dom Luciano foi a maior conquista na área habitacional popular em Lafaiete e Minas/Arquivo

Prestes a completar 25 anos de atuação no próximo dia 11, a ASTCOL (Associação dos Sem Teto de Conselheiro Lafaiete) se prepara para a segunda etapa do Residencial Dom Luciano com a construção de mais de 224 novas moradias. Serão 16 prédios com 14 apartamentos sendo 4 por andar.

A direção da ASTCOL organiza a documentação dos possíveis beneficiados para o envio a Caixa Econômica Federal (CEF). A liberação dos recursos depende da aprovação final do agente financeiro.

A construção dos prédios deve durar cerca de 2 anos até a entrega final aos moradores contemplados nesta fase. As moradias serão erguidas em sistema de mutirão.

A associação foi a primeira em Minas a ser contemplada dentro do programa Minha Casa, Minhas Vida, na categoria entidades.

No dia 1º de julho de 2016 é uma data emblemática para a ASTCOL. Nessa data foram entregues os 142 unidades habitacionais do Residencial Dom Luciano em uma festa popular que marcou a história e o protagonismo o movimento. Agora os ventos embalam uma nova conquista.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade