Choveu, Lafaiete! Este bordão tão difundido reflete cenário quando os temporais atinge a cidades como nos últimos dias. Na quinta feira, durante 40 minutos, caiu 50 milímetros de àgua e foi o suficiente para alagar inúmeros locais, principalmente o centro, nas imediações da Praça Getúlio Vargas onde as águas pluviais de grande parte da cidade se concentram.
Os lafaietenses cobram, com razão, investimentos para fim estes transtornos que rotineiramente atinge a vida das pessoas. Mas este a causa e o efeito.
A causa está ligada a falta de educação do povo quando joga o lixo à rua e o efeito são as inundações. A Secretaria de Obras realiza os serviços de prevenção, manutenção e limpeza das chamadas “Bocas de lobo” que existem ao longo das ruas e avenidas para captarem as águas pluviais e distribuí-las para a rede de captação evitando assim os alagamentos.
Quando os temporais passam o lixo surge nas ruas mostrando a realidade. Funcionários da Secretaria de Obras realizaram a limpeza de bueiros em uma das principais ruas da área comercial de Conselheiro Lafaiete, a Doutor Melo Viana, confiram através das fotos enviadas a nossa redação por leitor indignado com o descaso da população.
Uma grande variedade de lixos foi retirada em apenas um dos bueiros na referida via, entre eles, garrafas Pet, tecidos, entulhos de obras, sapatos velhos, sacolas plásticas e etc.
O que o cidadão questiona é que todos reclamam mais muitos deles são os próprios causadores dos grandes alagamentos que ocorrem durante as chuvas na cidade de Conselheiro Lafaiete.