29 de março de 2024 11:30

Em cerimônia concorrida, Câmara de Entre Rios de Minas inaugura moderno prédio e abre Casa à comunidade

A Câmara Municipal de Entre Rios de Minas abriu, na última sexta-feira, 9, as portas do Edifício Arnaldo de Oliveira Resende, a nova sede do Legislativo Municipal. Numa cerimônia marcada pela presença de autoridades federais, estaduais e do Município, destacou-se a necessidade de se firmar os princípios de cidadania, abrindo as portas do belo edifício para a verdadeira utilização popular.

A cerimônia teve início por volta das 10h30, com o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de Minas Gerais e do Município de Entre Rios de Minas. Ao lado do presidente Franklin William, participaram do hasteamento, o prefeito José Walter e o vice-presidente da Câmara, Roni Enfermeiro. O Hino Nacional foi executado pelo violonista Victor Maia e a cantora Bruna Pércia. O Coro Vozes de Entre Rios cantou também a canção “Oh, Minas Gerais” e o Hino de Entre Rios de Minas.

Reunião solene de abertura da nova Casa legislativa quando se comemora 140 anos da criação do Município de Entre Rios/Reprodução

Também ocorreu o descerramento da placa de inauguração, o corte da faixa, foguetes e a concessão de homenagens aos familiares de ex-vereadores que tiveram seu nome atribuído aos setores do edifício. A sessão solene contou com a benção do arcebispo emérito da Diocese de Divinópolis e ex-pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, Dom José Belvino do Nascimento.

Ao longo da cerimônia, foram homenageadas as famílias de ilustres personalidades que tiveram seu nome eternizado no novo prédio: o Sr. Arnaldo de Oliveira Resende, e dos ex-vereadores Sebastião Panzera Veloso, o Irmão Nonô, Geraldo Rodrigues Marzano, Francisco Marzano e Maria Helena Oliveira Pereira. Junto do presidente Franklin, o ex-vereador Antônio Maia de Freitas, o Toninho Militão cortou as faixas do novo edifício.

 

Democracia: plenário será aberto a entidades 

Abertas as portas do novo edifício, a população foi convidada a conhecer os setores, como Plenário Francisco Marzano. No ato da reunião, foi aberta a primeira reunião, em caráter especial, onde as autoridades puderam expressar as palavras sobre a importância da nova sede do Legislativo. No ato, foram votados a resolução que transfere a sede do Legislativo e o Projeto de Lei de nº 10/2018, que abre o Plenário, de forma gratuita, para instituições públicas e entidades filantrópicas.

Câmara é uma mais modernas com acessibilidade e sua construção durou 5 anos/Reprodução

Em sua fala, o presidente da Câmara, o vereador Franklin William, destacou a importância da utilização do novo edifício para outros fins, para além da finalidade legislativa. Destacando a importância do trabalho dos vereadores, o presidente afirmou também a necessidade de se abrir o plenário Francisco Marzano para fins educacionais e culturais. Além disso, o presidente destacou as ações que serão desenvolvidas no prédio, como a implantação de um Posto de Identificação Civil para a emissão de carteiras de identidade, a realização do projeto Câmara Mirim e outras atividades que irão abranger a população de modo geral. 

“É importante que esse espaço seja realmente utilizado pelos nossos cidadãos, aberto a projetos de cidadania, destinado a ações de formação cultural, educacional e profissional. Não se trata de um prédio grande para abrigar vereadores. Mas de um edifício que é a casa do povo, da participação popular e do exercício da cidadania”, disse o presidente.

Autoridades e a comunidade prestigiaram o evento/Reprodução

 

Estrutura funcional

Composto por um palco no qual está representado o Brasão de Armas da cidade de Entre Rios de Minas, poltronas de auditório com pranchetas escamoteáveis, o novo Plenário também dispõe de cronômetro que regula o tempo das falas e do painel com as imagens da cidade de Entre Rios de Minas, de autoria do jornalista Eduardo Maia, sendo a sua afixação uma oferta da Construtora HRV.

Momentos do hasteamento e Hino Nacional/Reprodução

No segundo pavimento, acessível por escada e rampa, concentram-se os gabinetes dos vereadores, além de um espaço de recepção dos cidadãos entrerrianos. Ali estarão estampadas as fotos de homenagens a ex-parlamentares que já integraram a Casa Legislativa. A nova sede da Câmara Municipal está localizada na Avenida Dr. José Gonçalves da Cunha, nº 40, no Centro de Entre Rios de Minas. Ficará aberta entre 8 e 12h e das 13 às 17h.  

Momento em que o ex pároco de Entre Rios, Dom José Belvino do Nascimento, abençoa a nova sede/Reprodução

Presenças

Além dos nove vereadores, participaram do evento o prefeito municipal José Walter Resende Aguiar e o vice-prefeito Paulino Pena Oliveira, acompanhados dos secretários municipais, os deputados Reginaldo Lopes, Alencar da Silveira Jr. e Glaycon Franco. Também estiveram presentes na cerimônia o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, prefeitos e vereadores de toda a região, ex-prefeitos e ex-vereadores de Entre Rios de Minas, além de representantes de instituições públicas e privadas. 

 

Texto: Eduardo Maia

Fotos:  Adauto Gonçalves / Igor Bernardes

Confira as fotos na galeria:

[Best_Wordpress_Gallery id=”103″ gal_title=”Câmara Entre Rios”]

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade