Evento reúne músicos de diversos países. O encerramento será no sábado, dia 31, no Museu das Minas e do Metal de Belo Horizonte
A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2018 a quinta edição do Festival de Violoncelos. Desde último dia 25, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países.
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores.
O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.
Também estão confirmadas as presenças Eduardo Swerts (UEMG/OFMG) Kayami Satomi (UFU/Brasil), Fábio Presgrave (UFRN/Brasil), Márcio Carneiro (Brasil/Suíça) e Olaf Niessing (Alemanha) e conta com a participação da pianista Risa Adachi (Japão/Alemanha), além de Isaac Andrade como professor assistente.
“Esta edição do festival é de certa forma especial porque, além dos patrocinadores, contou com a contribuição da comunidade de Ouro Branco e região, através de doações e apoios. Também temos que agradecer aos professores e todos que nos ajudaram a trazer mais uma vez um evento tão importante pro interior de Minas”, afirma Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música de Ouro Branco.
A programação teve início no dia 25 de março e o público teve a chance de assistir a concertos inesquecíveis, que reuniram músicos experientes e também jovens nomes.
Nesta quarta-feira, 28 de março, no auditório do Hotel Verdes Mares, a programação segue com o concerto dos professores. O violoncelista Fábio Presgrave apresenta uma obra brasileira, Modinha, de Nelson Macedo; e duas peças de Szymanowski. Matias de Oliveira Pinto traz três movimentos da Sonata de Debussy e o violoncelista Eduardo Swerts executa a Sonata para violoncelo e piano H125, de Frank Bridge.
Na quinta-feira, 29 de março, às 18h, no mesmo local , o público poderá assistir ao recital de alunos.
Já na sexta-feira, 30 de março, às 20h30, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, se apresenta o Ensemble do V Festival de Violoncelos de Ouro Branco. O repertório deste dia será predominantemente brasileiro contemporâneo, com obras de Villa Lobos, Tom Jobim e Sérgio Roberto de Oliveira, mas traz também peças como Divertimento em Ré maior de Haydn.
O encerramento do festival será no sábado, 31 de março, às 16h, no MMGERDAU- Museu das Minas e do Metal , em Belo Horizonte, com o mesmo repertório do dia anterior.
A entrada para todos os concertos é gratuita.
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco conta com apoio do Fundo Municipal de Cultura de Ouro Branco, Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, UFSJ, Hotel Verdes Mares, Hotel Fazenda Pé do Morro e MMGERDAU- Museu das Minas e do Metal.
Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
A Casa de Música é patrocinada pela Gerdau e Milplan Engenharia e conta com o apoio do FIA- Fundo da Infância e Adolescência.
PROGRAMAÇÃO
28 de março- quarta-feira
20:30 – Auditório do Hotel Verdes Mares-OB
Concerto com os professores do festival
Eduardo Swerts, Matias de Oliveira Pinto, Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Márcio Carneiro e Risa Adachi- participação Giovanni Martins
PROGRAMA
Frank Bridge Sonata para violoncelo e piano H125
Allegro ben moderato
Adagio ma non troppo – Molto allegro agitato
- Debussy Sonata
Prologue
Sérénade
Finale
Deux Pièces de Concert
L.Beethoven Duo para oboé e violoncelo em Dó maior
Nelson Macedo – Modinha,
Szymanovsky- Preludio ,
Choro Negro
29 de março- quinta-feira
18:00 – Auditório do Hotel Verdes Mares-
Recital de alunos
PROGRAMA a definir
30 de março – sexta-feira
20:30 – Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)
Concerto do Ensamble do V Festival de Violoncelos de Ouro Branco
PROGRAMA
- Haydn Divertimento em Ré maior
Adagio
Allegro
H.Villa Lobos Canto da Nossa Terra
Jacques Ibert Petit Suite em 15 images
Sérgio Roberto de Oliveira Lagoa
Morelembaum/Jobim Suite Florestal
Passarim
Chovendo na roseira
Correnteza
Chora coração
Águas de março
31 de março – sábado
16h – MMGERDAU -Museu das Minas e do Metal – BH
(Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte)
Concerto do Ensamble do V Festival de Violoncelos de Ouro Branco
PROGRAMA
- Haydn Divertimento em Ré maior
Adagio
Allegro
H.Villa Lobos Canto da Nossa Terra
Jacques Ibert Petit Suite em 15 images
Sérgio Roberto de Oliveira Lagoa
Morelembaum/Jobim Suite Florestal
Passarim
Chovendo na roseira
Correnteza
Chora coração
Águas de março
Mais informações no site www.casademusica.org