×

Teatro social: grupo traz a Lafaiete cursos para capacitação de atores em trabalho em hospitais

Referência na arte da palhaçaria nos hospitais mineiros desde 2012, o Instituto HAHAHA é hoje um dos principais grupos que desenvolvem esse trabalho no país. Com uma ação permanente e cotidiana nos hospitais mineiros e constante capacitação do seu corpo de atores o grupo acabou tornando-se expoente da categoria em Minas Gerais e atraindo muitas demandas de oficinas e auxílio na capacitação de outros grupos.

Em sua trajetória o instituto passou por cinco hospitais de Belo Horizonte e atingiu com a sua arte cerca de 118 mil crianças e adolescentes, além de acompanhantes, pais e toda a comunidade hospitalar.

A partir dessa experiência surgiu o projeto ESCOLA HAHAHA que realiza nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril atividades de capacitação aos interessados em Conselheiro Lafaiete. A programação é gratuita e conta com a oficina “R-Zero – Palhaços em Hospitais”   e o encontro “Palhestra. A ação tem o patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais).

Minas Gerais ocupa hoje o segundo lugar em número de grupos que atuam como palhaços em hospitais no país, sendo quase a totalidade voluntariados. Nesse contexto e a partir de pedidos de capacitação e qualificação dos grupos pelo interior do estado o Instituto HAHAHA entendeu-se como um agente potencializador desse cenário percebendo a necessidade de descentralizar as atividades. A partir de então o projeto assumiu o compromisso de capacitar o maior número de grupos e pessoas, profissionais ou não na arte do palhaço, para realizar visitas artísticas no ambiente hospitalar, postos de saúde, abrigos, creches e asilos. Acreditando que um trabalho com qualidade faz a diferença para quem executa e para quem recebe foi que o Instituto HAHAHA criou a Escola HAHAHA.

A arte a serviço da vida e alegria

O Instituto HAHAHA foi criado em 09 de julho de 2012 dentro da ONG Doutores da Alegria, com o objetivo de expandir a atuação dos palhaços em hospitais e reafirmar o sentimento de pertencimento e de identidade do programa para o Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 5 anos, o Instituto constituiu-se como o grupo de referência na arte do palhaço em hospitais. Em sua trajetória nos 5 hospitais da capital mineira, sua arte já atingiu cerca de 118 mil crianças, além de acompanhantes, pais e toda a comunidade hospitalar.

Instituto HAHAHA, além de seu programa permanente de atendimento às crianças hospitalizadas, tem se dedicado intensamente ao trabalho de pesquisa e capacitação do seu corpo de atores. E esse trabalho repercute na qualidade do fazer artístico, que traz o diferencial na atuação do palhaço junto às crianças, constatando cada vez mais que o estado psicológico do paciente nestes momentos, tem grande influência no processo de cura.

Programação:

Oficina “ R-Zero – Palhaços em Hospitais”
A partir da experiência desenvolvida no programa de visitas a hospitais, os facilitadores irão conduzir a oficina pelos pilares e valores essenciais deste trabalho: delicadeza, permissão e improviso.
Por meio de dinâmicas e jogos da palhaçaria, a oficina permite que cada participante possa se confrontar com resistências pessoais e situações limites despertando assim a formação de um repertório individual. Serão abordados tópicos como: Consciência Corporal; Estado do Palhaço; Ação e Reação; Triangulação; Foco; Relação com o outro e Improvisação. O objetivo é provocar a reflexão da prática, reforçando a identidade do grupo e instrumentalizando o trabalho artístico realizado dentro do ambiente hospitalar ou outro espaço vulnerável.
28 e 29 de abril / Horário – 9h as 17h.
Local: Sala de aula do Curso da Casa do Teatro no Clube Carijós.
Inscrições pelo e-mail até o dia 24 de abril (terça – feira) pelo e-mail [email protected]. Divulgação dos selecionados dia 25/04 (quarta-feira).

“Palhestra”

Tudo o que você sempre quis saber sobre Palhaços em Hospital” Os artistas compartilham a história do Instituto HAHAHA e da gênesis da criação deste modelo de organização de palhaços profissionais que sustenta o programa de visitas às crianças hospitalizadas. Falam sobre a trajetória do riso na humanidade e sobre o arquétipo do Palhaço, figura potente que simboliza o humor e a alegria. Tudo isto, pretexto para falar de fracasso, frustação e conquistas, temas extraídos dos atendimentos vividos entre a criança e o palhaço, de encontros que são pautados sempre na permissão, no olhar e na escuta.
27 de abril/ Horário: 19h30 as 21h.
Local: Secretaria Municipal de Cultura – Solar Barão de Suassui – Centro.
Evento Gratuito – Reservas pelo tel 31.3889-9643.

 

 EXPRESSO HAHAHA – em Conselheiro Lafaiete
“Palhestra ”
Tudo o que você sempre quis saber sobre Palhaço em Hospital
Dia: 27 de abril, sexta feira.
Horário: 19h30.
Local: Solar Barão Suassui – Rua Barão de Suassui, 116 – Centro.
Evento Gratuito.
Reservas 31.3889-9643.

Oficina “ R-Zero – Palhaços em Hospitais”
Dia: 28 e 29 de abril, sábado e domingo.
9h às 17h.
Local: Sala de aula do Curso de Teatro – Av. Prefeito Mário Rodrigues Pereira, s/n – Centro.
Inscrições até 24 de abril (terça).
e-mail [email protected] – 31.3889-9643.

 

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp