Nesta segunda etapa, a capacitação ficou a cargo do consultor contratado pelo SEBRAE, que é parceiro nesta ação, Leandro Rico, que detalhou, na parte da manhã, a implantação do SIM Consorciado e as diferenças e convergências do SIM Municipal e do SIM Consorciado. No período da tarde, a bacharel em Tecnologia de Alimentos, Nayara Sacramento, e a veterinária, Lidiane Vidal, apresentaram o Fluxograma para o produtor se registrar no SIM de forma consorciada. Ao final desta etapa de capacitação, os coordenadores fizeram uma atividade em grupo e destacaram que estão adquirindo novos conhecimentos, que serão aplicados em benefício da população de seus municípios.
Técnico em Agropecuária de Senhora de Oliveira, José Roque de Araújo reafirma a importância de municípios, como aquele, que ainda não possuem o SIM de o implantarem. “Estamos entendendo ainda melhor a função do SIM ao participarmos deste treinamento. No nosso Município, a Prefeitura participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, e precisamos adquirir junto à Agricultura Familiar, por lei, no mínimo, 30% dos ingredientes utilizados na alimentação escolar da rede municipal. E boa parte deles é de origem animal. Daqueles de origem vegetal, cuida a Vigilância Sanitária. Com o SIM Consorciado poderemos garantir a aquisição de boa parte destes alimentos dos nossos produtores e ainda projetá-los no mercado. Por este e outros motivos que somos a favor que os municípios formem consórcios, porque unidos que encontramos facilidades para desenvolver projetos e prestarmos um melhor serviço à população”, afirma.
Após receberem os certificados, os novos técnicos estarão aptos a verificar os programas de autocontrole do SIM e a oferecerem suporte necessário à implementação do serviço junto às empresas locais.
O SIM Consorciado permitirá regularizar a produção, profissionalizando o negócio do empreendedor, garantindo a qualidade dos produtos feitos e comercializados nos municípios, o que assegurará ao consumidor consumo de carnes, leite, queijo, ovos, mel e demais produtos de origem animal de qualidade e, ao mesmo tempo, agregará valor a estes produtos.
A terceira etapa da capacitação ocorrerá dia 8 de maio. Neste período anterior a ela, o CODAP, juntamente com o consultor Leandro Rico, promoverá reuniões com os prefeitos e assessores com o objetivo de levar também a estes informações sobre o SIM Consorciado e seus aspectos legais.