27 de abril de 2024 03:47

Vereador Sandro José destaca participação da Câmara de Lafaiete na busca de sua modernização

Vereador Sandro José/Reprodução

Iniciou nesta segunda feira, dia 23, e vai até sexta feira, dia 27, um treinamento de modernização dos legislativos mineiros promovido pelo Senado através dos técnicos JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira.

O curso evolve os servidores das Câmaras Municipais de Congonhas, Águas Formosas, Viçosa, Entre Rios de Minas, Sete Lagoas, Lagoa Dourada e acontece no auditório do Centro de Ensino Superior.

Em seu pronunciamento na Câmara esta semana, o vereador Sandro José (PSDB), quando então presidente da Casa legislativa o ano passado e atendendo um pedido da funcionária Danille solicitou ao Senador Antônio Anastasia (PSDB) que Lafaiete sediasse o evento. “Foi ainda na nossa gestão que conseguimos trazer a Lafaiete este curso e as oficinas para utilizar recursos tecnológicos desenvolvidos pelo Interlegis para modernizar e melhorar a comunicação e a transparência nos nossos legislativos. É um passo a frente em capacitar e colocar nosso Casa”, lembrou Sandro na Tribuna que sempre sonhou na consolidação das leis municipais. “Temos aqui 3,4 ou até 6 leis que tratam do mesmo assunto. Precisávamos reunir todas em uma grande legislação, mas isso demanda tempo e muito trabalho”, comentou

Entenda os cursos

Vereador Sandro e os técnicos do Senado Federal/Reprodução

O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar. A organização e a seleção das informações são de autonomia da Câmara, bem como a alimentação da página. Ao Interlegis compete disponibilizar a ferramenta e realizar treinamento. O Portal Modelo é de fácil utilização e não requer grandes conhecimentos tecnológicos.

Já o SAPL é um sistema que automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura. Como os demais produtos e serviços do Interlegis são gratuitos.

O Painel Eletrônico é uma das novidades da nova versão do SAPL. Trata-se de uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias que facilita os trabalhos da Mesa quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

Já os textos articulados são uma funcionalidade criada para compilar proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas que permite fazer vinculações entre os documentos e ver uma linha do tempo na norma original, com suas diferentes versões.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade