15 de junho de 2024 10:30

Caranaíba celebra sua cultura em mais um festival de bandas

Caranaíba celebra sua cultura musical através do VII Encontro de Bandas, um das festas mais tradicionais da região. São esperadas hoje, domingo, dia 6, pelo menos 15 bandas, sem contar a centenária Nossa Senhora da Glória, anfitriã do encontro.

Hoje tem banda de música em Caranaíba, expressão genuína de Minas

As bandas desfilarão indivualmente pela charmosa praça Marciano Vieira e em seguida formarão o tradicional bandão tocando a música “Capitão Caçula”. Após um farto e delicioso almoço, cada corporação se apresenta no palco onde foram condecoradas pela participação no encontro.

 

História

Durante o dia haverá apresentação “De Glória a Caranaíba: nossa gente, nossas paisagens, nossa origem” em que retrata a história da cidade e as riquezas culturais do município com participação doa alunos da rede municipal.

Mais festa

Desde sexta feira, dia 4, a cidade está em festa. Neste dia aconteceu a tradicional apresentação de bandas de congado. Diversos shows agitam a cidade. Neste domingo, Sandro Benedita se apresenta no palco principal.

História e carnaúba

A Secretaria Municipal de Educação, em uma atitude pioneira, entregará a comunidade as primeiras mudas da palmeira de carnaúba (Copernicia prunifera) de que se tem notícia.  Em 2018, Caranaíba completará 100 anos de mudança de denominação: de Glória para Caranaíba, nome é de origem indígena e que vem da palmeira de carnaúba, entretanto ninguém ou quase ninguém conhece a dita palmeira. Através de um parceria com o Instituto Inhotim, as primeiras mudas chegaram Caranaíba. Hoje, durante o Festival de Bandas, será plantada em solo caranaibense, a palmeira de carnaúba.

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade