Conforme as declarações do autor que foi preso em flagrante, ele sofre de esquizofrenia e a mãe faz uso constante de bebidas alcoólicas.
No início da noite do ultimo sábado (24/11), a polícia Militar compareceu em uma residência da rua Santo Antônio, bairro Praia, em Congonhas/MG, onde uma equipe do SAMU se fazia presente prestando os primeiros socorros a uma mulher de 61 anos que havia sido vítima do próprio filho.
O autor relatou aos militares que no momento de raiva durante uma discussão com a sua genitora por ela ter gastado a quantia de R$ 192,00 com bebida alcoólica, cuja metade do dinheiro lhe pertencia, pois o mesmo é resultado de doação da Prefeitura de Congonhas para ajudar pessoas carentes cadastradas no município. Ao saber que o dinheiro havia sido gasto com bebidas perdeu a cabeça e começou a quebrar tudo dentro de casa. A porta do quarto onde a genitora se refugiou foi arrombada por ele que acabou asfixiando a mãe em cima de uma cama, vindo ela a se desfalecer.
Os primeiros socorros foram prestados p uma equipe do SAMU no local, sendo a vítima encaminhada ao Hospital Bom Jesus onde se encontra internada em coma, respirando por aparelho. O autor G. E da Silva Santos, 34 anos, foi preso em flagrante e conduzido à delegacia de Polícia Civil para as providências.