As movimentações políticas para 2020 estão a todo vapor na “Cidade dos Profetas”. O vereador Adivar Geraldo Barbosa (PSDB) assume, neste momento, o cargo de Secretário de Gestão Urbana. O tucano pediu afastamento da função para assumir a pasta. Em seu lugar na Câmara, o suplente Mércio Ronan Inácio, eleito na coligação, tomará posse.
O Vereador Adivar, depois de 4 mandatos e na metade do quinto, assumiu a pasta atendendo a um pedido do amigo prefeito Zelinho (PSDB).
Segundo informações, Adivar já manifestou desejo incontido de suceder Zelinho a frente da prefeitura de Congonhas e é declarado potencial candidato tucano para as eleições municipais. Na pasta, Advar ganha mais visibilidade política.
Outras movimentações
Após dois mandatos seguidos e quatro alternados à frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro-Sul (CISRU) de Minas Gerais, responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em 51 município das regiões de Barbacena, São João Del Rei e Conselheiro Lafaiete, o prefeito José de Freitas Cordeiro (Zelinho) deixará o cargo no próximo dia 17 de janeiro.
Segundo especulações, porém não confirmadas, ele estaria pleiteando a presidência da poderosa Associação Mineira de Municípios (AMM) e não descartaria uma eventual candidatura a deputado estadual em 2022.
A sucessão municipal está apenas começando em Congonhas.