Entre os dias 2 e 5 de março, Entre Rios de Minas receberá diversas atrações no Carnaval 2019, com a intenção de envolver a folia com a identidade cultural da cidade. Estão previstos desfiles de blocos, apresentações musicais e oficinas durante os quatro dias de festa, com atividades para crianças e adultos. O Carnaval será realizado no centro da cidade, na Praça Senador Ribeiro.
Para o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter Resende Aguiar, a festividade é um momento muito importante na vida da comunidade. “O Carnaval está inserido na política de desenvolvimento do turismo, da valorização de artistas e artesãos locais e empreendedores da gastronomia. Além disso, é um momento de lazer e entretenimento para as famílias da nossa cidade e visitantes”, comenta.
Além das apresentações de bandas e dj’s durante a noite, o Carnaval terá oficinas de máscaras, oficina de criação de instrumentos com recicláveis e desfiles e matinê para as crianças. O evento contará com praça de alimentação com produtos diversos e estacionamento para os foliões.
Resgate cultural
Entre Rios de Minas é nacionalmente conhecida como a cidade berço do Cavalo Campolina. Além disso, desde o século passado, entrerrianos usam fantasias com máscaras feitas artesanalmente, popularmente conhecidas como “Zé Pereira”. E por que não juntar estas duas tradições? Esta foi a ideia do lavrador Roberto José Lima, o Roberto da Pedra Negra que irá desfilar, pela primeira vez, com o bloco “Cavaleiros de Zé Pereira”, unindo o cavalo com as máscaras. Cavaleiros sairão a caráter da comunidade da Pedra Negra para desfilar na cidade.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Felipe Resende, o Carnaval Entre Rios 2019 resgata a identidade cultural e conta na avenida parte da história da cidade. “Os índios-guerreiros Cataguá, primeiros habitantes do município, confirmaram presença no desfile, assim como a nossa Santa Manoelina dos Coqueiros, nosso Cavalo de Prata e o fundador da raça do Cavalo Campolina, o Cassiano Campolina. Participar do carnaval de Entre Rios 2019 é carnavalizar junto com a história do município.”, explica Felipe.
Por isso, todos os blocos foram pensados para resgatar um pouco da história entrerriana. Além do “Cavaleiros Zé Pereira”, também irão desfilar os blocos “Turma do Juca” e “Tribo do Garden”, representando os índios Cataguás. O “Piratas do Camapuã” contará com um carro alegórico que simboliza a grande embarcação de piratas pelos rios da cidade. A “Turma do Nunca”, tradicional bloco entrerriano, desfilará pela 14ª vez no Carnaval. O “Clube dos Autos Antigos” fará exposição e desfile de carros antigos de Entre Rios. E o “Bloco Serafim” trará figuras conhecidas e momentos marcantes da história da cidade. No dia 3 de março, domingo, às 21h30, vários blocos se unem para o desfile “A Mística Entre Rios”.
Já as crianças irão se divertir com a oficina “Bloco das Crianças”, aprendendo a fazer instrumentos de bateria com reciclados, cantar marchinhas e desfilar na avenida. A matinê da “Resenha Seraphin” terá um personagem fantástico, um anjo para alegrar os pequenos com brincadeiras e músicas.
Enfeites com Reciclavéis
Toda a ornamentação do Carnaval de Entre Rios de Minas está sendo feita com produtos recicláveis. Quatro artesãos do espaço de informações turísticas e artesões “Descubra Entre Rios” ficaram responsáveis pelas confecções dos enfeites: Tawan Veloso, Edmar Barbosa, Talita Oliveira e Vânia Ribeiro. Garrafas pet são lavadas, recortadas, pintadas e tornam-se enfeites em formato de flores e bolas. Cd’s também estão sendo usados na ornamentação.
As máscaras de Zé Pereira também estão sendo feitas à mão. As oficinas artesanais já passaram pela comunidade da Pedra Negra, bairros Santa Efigênia e Padre Victor, grupo de fisioterapia do município e crianças da Apae. As oficinas foram ministradas pelos artesões Cláudio Cardoso e João Bosco.
Programação
Confira a programação completa do Carnaval Entre Rios 2019, que é uma realização da da Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas.
02/03 – Sábado
- 8h – Exposição de autos antigos de Entre Rios
- 9h – Oficina de Máscaras do Zé Pereira
- 16h às 18h – Oficina Bloco das Crianças
- 19h – Desfiles: Tribo do Gardem/ Cavaleiros Zé Pereira
- 21h30 – Desfiles:Turma do Juca/Serafin/Piratas do Camapuã
- 23h – Charanga General da Banda
- 2h – Dj Celso
03/03 – Domingo
- 16h às 18h – Oficina Bloco das Crianças e desfile
- 18h – Matinee Resenha do Seraphin
- 21h30 – Desfile de todos os Blocos “A mística Entre Rios”
- 23h – Banda Baile IMRS
- 1h – Dj Celso
04/03 – Segunda-feira
- 16h – Matinee Resenha do Seraphin
- 22h – Desfile: Turma do Nunca
- 23h – Seresta Rios ao Luar
- 1h – Dj Tulio
05/03 – Terça-feira
- 16h – Dj Tulio
- 18h – Desfile: Cavaleiros Zé Pereira
- 21h – Banda Locomotiva
- 23h – Dj Tulio
Imagens: Arquivo/Secretaria de Cultura