27 de abril de 2024 12:00

Anjos de Patas- A importância da socialização!

 

 

Hoje convido Breno Sousa, especialista em comportamento animal, a falar pra gente sobre a importância da socialização, uma questão muito importante na vida dos dogs.

 

Socialização canina e sua importância!

Os cães são ótimos socializadores, têm  uma facilidade de viver em sociedade respeitando sua hierarquia de forma instintiva.

Nos dias de hoje, com o Canis Lupus familiares cada dia mais presente em nosso dia a dia, eles acabam sendo privados da socialização mais importante para seu eu, a socialização canina.

Cães precisam interagir com outros cães, ao contrário do que pensamos, os cães se entendem. Claro que o ambiente em si tem uma relação para que essa socialização seja calma e assertiva. Também devemos levar em consideração a energia de cada cão, ou seja, cães de baixa energia podem não se dar bem com cães de alta energia, a possibilidade dessa socialização pode ser feita com atividades direcionadas e compartilhadas.

 De qualquer forma, quando há cães e humanos envolvidos, a importância de se ter um líder sempre será necessária. No mundo deles haverá sempre o cão dominante e o cão submisso. Já na sociedade moderna, onde os cães vivem cada dia mais perto e participativos de nossas vidas, o humano tem a obrigação de ser o “cão dominante”, assim podemos manter o equilíbrio da matilha. Quando ouvimos a palavra dominante, e esta é relacionada aos cães,  logo imaginamos um cachorro bravo e ativo, mas a dominância pode se dar pela fofura.

Mas, seja qual for a dominância de cães sobre humanos, cria-se um desequilíbrio e instabilidade durante uma socialização. Em alguns casos, os cães entendem que devem proteger seus tutores de qualquer situação que ponha em xeque sua liderança e dominância. Por isso, a tendência é falhar durante uma socialização, pois temos valores e percepções diferentes, nossa atitude de proteção pode criar um ambiente instável e nada favorável para uma socialização correta.

Nós da equipe Os Baba Cão temos como ponto alto em nosso trabalho, a socialização, sendo ela nossa maior aliada tanto em direcionamentos e ou em reabilitações de animais.
Acreditamos que ao inserir indivíduos com diversos tipos de comportamento e energia em uma Unidade de Matilha, conseguiremos dessa forma aflorar seu instinto animal dentro dos parâmetros aceitáveis na sociedade canina. Em um ambiente neutro, calmo e assertivo é possível reunir cães de diferentes portes, raças e comportamento, respeitando o limite de cada cão. Uma atividade que ajuda os cães a socializar de forma que não acumule energia, é a caminhada. Compartilhar uma atividade em matilha faz com o que os cães encontrem seu lugar em meio a sociedade a qual eles pertencem. O fato é, mesmo que os cães sejam os animais mais antigos domesticados pelo homem, não podemos negar a eles o direito de se relacionar com outros cães, respeitando assim  um dos cinco direitos do bem estar animal, que é o de expressar seus instintos naturais. Mantemos assim não só o bom comportamento, como a qualidade de vida de nossos mais confiáveis e amados aumigos. Socializar é preciso!

 

Adoções!

 

Auspedagem domiciliar Soninha Santiago 
Amor e respeito aos animais

 

 

ONG APARC – Congonhas! 
Seja um voluntário! Um colaborador!  

Siga o Instagram da ONG: @aparcongonhasmg

 

Os Babá Cão – Especialista em comportamento animal 

 

Sempre que puder, ajude um animal abandonado!

 

 

Espaço Cultura!

Com Cláudia Guimarães, escritora.

 

 

Odisséia espacial, Arthur C.Clarke.

 

Uma odisseia no espaço é dividido em seis partes. Já na primeira, o leitor é inserido num ambiente hostil e muito remoto, onde os seres humanos ainda não existem, mas seus ancestrais homens-macacos, sim. Porém, essa espécie ainda não desenvolveu a racionalidade, sendo vítima de inúmeros ataques de predadores e do próprio meio em que vive. Tudo muda quando um monolito (ou monólito, como preferir) surge em vários pontos da Terra. Um deles passa a comandar um grupo desses homens-macacos e, a partir disso, esses seres começam a desenvolver técnicas de sobrevivência, como ao descobrir, através dos comandos desse estranho objeto retangular e preto, que pedras servem para matar outros animais que costumam predá-los.

Disso, há um salto temporal para 2001, onde um astronauta recebe a missão de ir até a lua para ajudar a solucionar um aparente mistério encontrado por lá.  Nesta segunda parte, é apresentado o motivo de toda a odisseia que ocorrerá a partir da terceira parte. Tal odisseia consiste numa viagem pelo espaço em busca de respostas a certos questionamentos levantados pelo mistério lunar.

Você encontra para empréstimo na biblioteca Casa de Guimarães.

Contatos pelo Facebook: http://www.facebook.com/casadeguimaraes

Por: Ully Daniely

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade