O prefeito de Congonhas, Zelinho já homologou o contrato para execução do projeto do Sistema de Videopatrulhamento Urbano “Olho vivo”. O projeto básico foi elaborado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria de Administração da prefeitura.
Já o executivo e a implantação ficarão a cargo da empresa Optmus Telecom, vencedora do processo licitatório feito pelo Município. O sistema segue as mesmas características técnicas do implantado pela Polícia Militar do Estado. A assinatura do documento ocorreu quando da primeira visita do novo comandante da 73ª Companhia da Polícia Militar, Major Gledson Píramo Bruno da Silva, ao gabinete do prefeito. Orçado em R$ 1.245.000,00, o projeto será custeado pela prefeitura e desenvolvido em parceria com a PM. A previsão é de que a operação se do “Olho Vivo” inicie até Setembro deste ano.
O vereador Marcos Rezende Amaro (Coruja) também havia apresentado projeto na Câmara Municipal solicitando do Poder Executivo a implantação do videomonitoramento na cidade. Este documento foi encaminhado, na época, ao governo municipal. Entre as áreas que receberão as câmeras estão o Centro, as entradas da cidade e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
O “Olho Vivo” tem por objetivo reduzir a incidência de crimes, como furtos e roubos. O novo comandante da 73ª Companhia da Polícia Militar, major Gledson Píramo Bruno da Silva, afirma que este é um equipamento essencial e indispensável para a segurança da cidade. “Este sistema nos auxiliará muito nos dois conceitos de segurança com que a PM trabalha: a subjetiva, que remete à sensação de segurança, quando o cidadão sabe que há algum órgão ou instituição monitorando o criminoso; a objetiva, aquela quando você vê policial atuando contra o crime. Este projeto, da forma como está sendo elaborado é piloto em toda a nossa região, não há outro nestes moldes. Parabenizo à atual administração municipal, por isso. Como este projeto visa a proteger o cidadão ordeiro, aquele que é desordeiro, como diz o nome o próprio nome, fique de “Olho Vivo””.
Além de elaborar o projeto básico e contratar o executivo, a prefeitura irá adquirir todos os equipamentos necessários, enquanto a PM ficará responsável pelo monitoramento e a operação policial, quando necessário.“Este nosso investimento é muito importante para prevenir nossa população, o comércio e todo o patrimônio histórico da cidade de atos de violência. Nas grandes cidades, este monitoramento já é comum, mas nas médias e pequenas ele começou a ser instalado há pouco tempo. As câmeras captam imagem até 2km de distância, mesmo sem iluminação ou baixa iluminação. A sala de monitoramento ficará no Quartel da Polícia Militar. O “Olho Vivo” é uma conquista do cidadão congonhense e o cumprimento de uma promessa que havíamos feito com o comércio de Congonhas”, comenta o prefeito Zelinho.