O Painel “Alertas sobre Segurança de Barragens”, que fez parte da programação da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta terça-feira, 9, teve como case de sucesso a “Política Municipal de Segurança de Barragens” que está sendo implantada em Congonhas. O prefeito Zelinho e o secretário de Meio Ambiente, Neylor Aarão, apresentaram a proposta, os desafios e as metas pretendidas com esta que é a primeira política pública municipal desenvolvida no País, voltada para segurança de barragens.
Neylor Aarão apresentou o plano que foi construído e está sendo implantado em Congonhas para enfrentar os desafios em relação às Barragens. A CNM pretende fazer uma publicação sobre a assunto e encaminhá-la a todos municípios que possuem barragens, como forma de orientarem os mesmos a adotarem as mesmas medidas.
Participaram como palestrantes Eduardo Leão, da Agência Nacional de Mineração (ANM); Ney Maranhão, da Agência Nacional de Águas ); o prefeito de Congonhas Zelinho; o prefeito de Mariana Duarte Júnior; o representante da Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), Danilo Vieira; o senador pelo Piauí, Elmano Férrer, e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.