25 de abril de 2024 04:00

Eleições 2020: oito pré-candidatos agitam o cenário político de Entre Rios de Minas

Cidade hospitaleira e progressista, berço do Cavalo Campolina, da Santa Manoelina dos Coqueiros, terra onde brotam os rios Brumado e Campuã, Entre Rios de Minas completa no ano que vem 145 anos de emancipação política e 307 anos de fundação.

2020 será um ano decisivo para os quase 11 mil eleitores quando escolherão o novo gestor que comandará o Município entre 2021 a 2024. Há menos de 16 meses para a definição dos prefeitáveis, o cenário já antecipa uma disputa pulverizada com aos menos 8 possíveis pretendentes à sucessão municipal.

Os nomes

José Walter atual prefeito de Entre Rios e candidato novamente/DIVULGAÇÃO

A nossa reportagem baseou-se em nomes ventilados ou que manifestam o desejo de entrar na corrida municipal. Claro, que os grupos se fundirão em coligações, enxugando o número de candidatos, mas Entre Rios mantém a tradição de ter ao menos 3 vias políticas, como ocorreu nas últimas eleições. As movimentações de bastidores agitam o cenário para 2020 e os grupos já iniciam conversas frequentes e contatos assíduos.

O prefeito José Walter (PSB) é um candidato natural. Apesar de ainda não ter decidido se virá para a reeleição, ele aguarda o momento mais propício para escolher a melhor alternativa.

O plano B do grupo seria o atual Secretário Municipal de Obras e Infra Estrutura, o engenheiro Alexandre Resende, que já sinalizou a sua disposição de entrar no páreo. Ele foi um dos articuladores da campanha do deputado mais votado de Minas, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Alexandre é coordenador regional do PSL na região

Ex prefeitos

Assim que deixou o cargo no final de 2016, a ex prefeita, Cristina Resende,  foi taxativa de que não retornaria a vida política, mas eis que ela surge no cenário político e está articulando seu grupo para 2020. A principal dúvida é se ela vai repetir a dobradinha com o empresário e uma das lideranças políticas locais, Cristiano Cardoso. O ex vice prefeito tem uma relação bem próxima com Cristina, mas já vem trabalhando de maneira independente seu nome há vários anos na busca de seu sonho de comandar sua terra natal.

Por duas vezes prefeito de Entre Rios de Minas, o empresário Mario Alves de Andrade, mais conhecido como “Marinho da Farmácia” é sempre um nome lembrado pelos eleitores pela sua tradição de vida pública no município. Os rumores apontam que ele poderia vir para a disputa buscando seu 3º mandato.

Outros nomes

Dois ex vereadores também figuram na lista de pré candidatos. O engenheiro Wesley Marques de Souza, funcionário Tribunal de Contas de Minas Gerais, tem seu nome ventilado no pleito de 2020. O empresário, Antônio Nicolau, também conhecido como “Nicolau da Serra” é também manifestou sua disposição na disputa.

Mais nomes

Com uma votação expressiva, o Presidente da Câmara, mais conhecido como “Roni Enfermeiro” é outra liderança cujo nome pode constar na urna do ano que vem. Outra liderança local, que participou do pleito de 2012, é do empresário José Geraldo, mais conhecido como “Cafezinho” que tem sempre seu nome lembrado nas eleições.

Novos rumos

Ainda não há nomes cravados, mas o quadro atual aponta pela pulverização de nomes para 2020. O quadro político ainda é de intensa articulação e tudo pode ocorrer até o pleito com um leque de nomes e alternativas. È bom lembrar que pela cláusula de barreira, apenas cerca de 14 partidos participarão das eleições, o que força uma aglutinação de forças. Outra novidade será o fim das coligações proporcionais quando cada partido era que lançar 20 candidatos (14 homens e 6 mulheres).A sorte está lançada!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade