Provedor é agora Vero Internet e grupo terá sede em Lafaiete
O grupo nasce da fusão de oito grandes provedores mineiros, liderado por um fundo brasileiro de investimentos, a Vinci Partners, a qual passou a ser o sócio majoritário no empreendimento. Além da Via Real, a Vinci comprou, de uma só vez, o controle dos seguintes provedores regionais: BD Online, NWNet, Efibra, PowerLine, G4 Telecom, Viaceu e City 10.
A Vero Internet já nasceu com 750 funcionários, 140 mil assinantes distribuídos em 39 cidades mineiras e 2,4 mil km de fibras óticas para o oferecimento de internet banda larga.
Segundo informação do Jornal Valor Econômico, o negócio envolveu investimento robusto, entre R$500 milhões a R$750 milhões, que incluiu, além da compra, recursos para expansão em cinco anos. A Vinci Partners detém mais de 50% do negócio, porém o plano é atingir cerca de 70% de participação, ao longo dos cinco anos, conforme crescem os aportes.
Com a compra da Via Real e dos outros provedores, o Vinci vem se juntar a outros fundos que, a partir de 2013 e 2014, passaram a investir no mercado de ISPs, seja com a compra de empresas isoladas, seja com a compra de empresas em conjunto, ou mesmo como investidores minoritários em um provedor.
O lançamento da Vero Internet ocorreu no início deste ano, em evento em Belo Horizonte, no Mineirão. A concretização do negócio teria consumido mais de dois anos de negociação. Esta é a primeira investida da Vinci no mercado de provedores regionais, mas já tem negócios em outros ramos econômicos e está de olho outros potenciais negócios.
Foto: Eduardo Maia/Jornalista