Depois de 24 horas ininterruptas da Operação Alferes, encerrada nesta manhã, o 31º BPM divulgou o balanço final quando foram empregados 257 militares e 87 viaturas policiais, realizadas 117 operações, resultando em 13 pessoas presas, 3 armas de fogo apreendidas, 1 arma branca apreendida e 8 veículos apreendidos, além de drogas, dinheiro, munições e outros objetos de origem ilícita. A operação fez parte de uma das iniciativas em comemoração aos 244 anos que a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais completa no dia 09 de junho.
Em todo o Estado foi realizada MEGA OPERAÇÃO ALFERES pela Polícia Militar de Minas Gerais, de 06h do dia 06 (seis) até 06h do 07(sete) de junho. Os Policiais Militares realizaram o patrulhamento ordinário com ações e operações de policiamento ostensivo geral e de visibilidade no perímetro urbano e zona rural. Realizaram ações e operações com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes violentos, buscando com isso a redução dos índices criminais.
A MEGA OPERAÇÃO ALFERES, sob o Comando do Ten Cel Fabiano Rocha dos Santos, Comandante do 31º BPM, transcorreu nos 24 (vinte e quatro) municípios pertencentes à Unidade e contou com apoio maciço de todos os policiais militares empregados na Administração, em reforço à Operação, que busca principalmente, através do policiamento ostensivo e preventivo, estabelecer a sensação de segurança em todos os municípios pertencentes ao 31º BPM.