A CSN Mineração promove hoje (1º), Audiência Pública para apresentação do Projeto Itabirito/Casa de Pedra – P10 Mta na qual pretende instalar em Congonhas, visando a ampliação da extração do minério de ferro. O encontro está marcado para às 18h30, no Ginásio Poliesportivo José Juracéelio de Santana, no bairro Nova Cidade.
De acordo com a mineradora, a Audiência Pública tem o objetivo de oferecer detalhes da nova planta de beneficiamento e apresentar a população o relatório de impacto ambiental. Também haverá espaço para esclarecimento de dúvidas e recolher opiniões, críticas e sugestões da população.
Expansão
O projeto de ampliação da extração de minério de ferro, por meio da Planta de Itabirito, ficará dentro do complexo industrial da empresa. Por ano, serão gerados 10 milhões de toneladas do recurso, rendendo R$ 280 milhões em impostos nas esferas municipal, estadual e federal. Além disso, durante a fase de implantação, serão gerados cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Planta de Itabirito
Em 2018, a CSN teve uma produção de R$ 30 milhões de toneladas. A Planta de Itabirito faz parte de um projeto de ampliação da extração do minério, produzindo 10 milhões de toneladas de Pellet feed por ano, sendo que os rejeitos serão dispostos à seco. O empreendimento ocupará uma área de 862 mil m². A intenção é que a planta esteja em funcionamento em 2022. Atualmente, o projeto está na fase de licenciamento ambiental. Em seguida, serão as etapas de desenvolvimento de engenharia básica, contratação de equipamentos e obras, implantação e início das operações.
Implantação do projeto dever gerar cerca de 3 mil empregos na região.
O gerente geral de Sustentabilidade da CSN, Eduardo Sanches, explicou que “Itabirito” é o nome da rocha onde será extraída a hematita. Segundo ele, esse projeto está ancorado em três alicerces. “Ele vai permitir uma flexibilização para a empresa para que ela consiga aumentar sua capacidade produtiva. Manter sua capacidade atual. E a questão sustentável… é uma planta que nasce sem a disposição de rejeitos em barragem. Vamos dispor o empilhamento à seco”, disse, destacando, ainda, que, a partir de janeiro de 2020, a CSN não vai mais dispor os rejeitos em barragem.
Serviço
Audiência Pública – apresentação do Projeto Itabirito/Casa de Pedra – P10
- Data: 1º de agosto – quinta-feira
- Local: Ginásio Poliesportivo José Juracéelio de Santana, no bairro Nova Cidade, em Congonhas
- Horário: 18h30
Ampliação de atividades da CSN cria otimismo na região e sinaliza mais de 1,3 mil novos empregos