×

Capela Nova: indefinição marca eleições, mas surgem ao menos 3 pretendentes

Situada na região do Campo das Vertentes, Capela Nova é uma das cidades mais charmosas e acolhedora da região. Povo ordeiro e protagonista de sua história, em  Manoel de Souza Maia, fazendeiro da região, pediu permissão à Sé de Mariana para a construção da capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, localizada atrás da serra da Pedra Menina, sendo freguesia de Queluz. Surge o arraial de “Capela Nova das Dores” ou, simplesmente, “Dores”. Quando se planejava a construção do templo na região, Capela Nova já era bastante populosa, com cerca de 72 famílias, em fins do século XVIII. Em 1856, foi criada a freguesia. Em 1864, a paróquia foi transferida para o arraial do Glória, com a denominação de Nossa Senhora do Glória, sendo restaurada em 1870. O decreto de 17 de dezembro de 1938 reduziu a denominação de Capela Nova das Dores para Capela Nova. Em 12 de dezembro de 1953, foi criado o município de Capela Nova, desmembrando-se de Carandaí.

Cenário

O povo de Capela Nova tem paixão pela política e as sucessões são inflamadas. Nossa reportagem esteve na cidade onde ouviu diversos moradores que opinaram sobre o quadro político e corrida municipal, apontando que serão os pré candidatos. O quadro das últimas eleições é marcado pela polarização de grupos rivais.

O Prefeito Adelmo Moreira (DEM) deve tentar a reeleição mantendo a chapa com o atual Vice prefeito, Otacílio (Patriotas). O grupo governista conta com o apoio do PSDB, PSD, PRB e do PSC, partido do Vereador Charles Moreira, que surge como opção do grupo político, caso Adelmo não concorra a reeleição, o que é cada dia mais improvável.

Do lado oposicionista, surgem os nomes do ex Prefeito Dr. Manoel Barbosa (1997-2004) e vereador Marcelo (2013 -), ambos do MDB, que conta também com apoio do PV, SDD, Progressistas e PT. que governou a cidade  entre 2012 e 2016 tendo como Prefeito, Luiz do Sindicato, que por sua vez foi Vice Prefeito do ex Prefeito Juninho (DEM/PR), 2004 a 2012.

O atual grupo político que está no poder conta com o apoio do Deputado Estadual Glycon Franco (PV), o Deputado Federal Fred Costa (Patriotas) e do Senador Rodrigo Pacheco (DEM).

Já o ex Vereador Charles Moreira é ligado ao Deputado federal Lafayette Andrada (PRB).

O PT local conta com apoio dos Deputados Federais Reginaldo Lopes e Padre João. Já Dr. Manoel conta com apoipio do Presidente da ALMG, Agostinho Patrus Filho (PV) e Marcelo Henriques com o apoio da Deputada Estadual Ione Pinheiro (DEM).

Eleições

Em 2008, como o apoio do PT, Juninho chegou a seu segundo mandato derrotando Diniz com uma vantagem de mais de 900 votos em um eleitorado de 4,3 mil votantes. Em 2012, Luiz Sindicato (PT) bateu o atual prefeito pela margem de menos de 1%, o que representou 33 votos de diferença.

Na eleição de 2016, Adelmo chegou ao poder vencendo com folga Waldir (SD) por quase 600 votos de vantagem.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp