×

Bomba sacode Câmara de Congonhas e vídeo mostra escândalo envolvendo ex presidente; vereador confirma afastamento

 

Eduardo Matosinhos/REPRODUÇÃO

Denuncias, confusão e polêmica marcam o ambiente da Câmara. Uma bomba caiu sobre a Casa em Congonhas na última quinta feira (25), quando um vídeo divulgado nas redes sociais levantava dúvidas no comportamento ético do vereador, de 5º mandato, Eduardo Cordeiro Matosinhos.

Em mais de 8 minutos de conversa gravada dentro de um carro entre o vereador e um denunciante, que seria um um servidor de carreira da Câmara, os diálogos citam supostos acordos eleitorais, pagamentos de dívidas, acertos financeiros, favorecimento por cargos, troca de favores e revelam supostas práticas no Legislativo caracterizando um balcão de negócios.

Na sessão legislativa desta semana, a fala do vereador foi sisuda e resumida. Ao pedir a “questão ordem”, logo no início da reunião, Eduardo Matozinhos reconheceu pendências financeiras de ordem pessoal com o suposto denunciante no ano de 2015.  “Devo satisfação a esta Casa e a população. Em 2015 havia sim uma pendência financeira entre eu o servidor, o que hoje não mais existe. Esqueçam a amizade, agora esta Casa e a instituição Câmara têm de ser preservadas. Quero que tudo seja apurado e estou a disposição das autoridades e desta Câmara para prestar os devidos esclarecimentos”, assinalou Cordeiro. A Câmara já investiga as denúncias e está ouvindo os envolvidos quando deve divulgar um relatório final.

Segundo apurou nossa reportagem, o Ministério Público deve abrir uma investigação para apurar o teor do vídeo.

 

Feliciano pede afastamento

Feliciano Duarte Monteiro/REPRODUÇÃO

Na terça feira (29), o Vereador Feliciano Duarte protocolou atestado médico oficializando seu afastamento das funções por 15 dias.  Na semana passada, após a reunião semanal da Câmara, ele postou em sua página pessoal nas redes sociais, por volta das 22:30 horas, um texto misterioso de que estaria deixando o cargo, surpreendendo eleitores, amigos e familiares. “Boa noite a todos os amigos e amigas do Facebook! É com muita tristeza que venho informar a todos que me afastarei por algum tempo do mandato de vereador. Infelizmente nem tudo sai da forma que esperamos, preciso renovar minhas forças para continuar lutando pelo nosso povo! Um forte abraço a todos e muito obrigado pela confiança depositada em mim!”.

A notícia vazou em Congonhas, mas o vereador desligou sem celular e desapareceu ao longo desta quarta feira seguinte a postatem. Além da surpresa, amigos sentiram preocupação pela repentina decisão. Feliciano é um dos pré candidato a sucessão municipal e tem berço político sendo filho do ex prefeito Gualter Monteiro e da ex candidata a prefeito, Zenita Duarte.

Feliciano se afasta mas continua a receber seus vencimentos normalmente e não será convocado seu suplente.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp