28 de março de 2024 12:03

Epicentro de terremoto foi localizado em Belo Vale e atingiu Congonhas

O tremor de terra sentido em Congonhas, na noite desta segunda-feira, 25, foi identificado como evento natural (terremoto) que atingiu a magnitude 3,2 na escala de Richter, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, tendo o epicentro localizado no município de Belo Vale e a aproximadamente 10 km da cidade de Congonhas.

 
A escala de Richter é também conhecida como escala de magnitude local, utilizada para medir terremotos e tremores de terra e vai até 10.
 
A intensidade como a percebida na região é considerada pequena. Ela varia de 3,0 a 3,9 na escala Richter e raramente causa danos.
 
Abalos desta magnitude são registrados frequentemente, e acontecem cerca de 49.000 por ano.
Tranqüilidade
 
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) se deslocou para o local. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb), Marcelo Rocha, confirmou o tremor ao Estado de Minas. Ele informou que o abalo foi de 3,2 graus – considerado “moderado” pelo padrão mundial.

Marcelo disse que, do ponto de vista da sismologia, não há motivo de pânico. “Um tremor dessa magnitude (3,7 graus) causa mais susto mesmo. As consequências em determinado ponto dependem muito da distância entre o epicentro do tremor e o lugar observado. Não há motivo de pânico. A Defesa Civil que orienta os moradores de maneira mais precisa sobre o que deve ser feito”, declarou.
O especialista salientou que o fenômeno registrado em Minas deve ser sucedido por outros, as chamadas “réplicas”, mas com grau de intensidade inferior ao primeiro abalo. “A recomendação é que os moradores fiquem tranquilos e não tenham nenhuma atitude de pânico. A liberação de maior energia já aconteceu no primeiro tremor. Pode ser que venha ocorrer alguma réplica, mas, em geral, tem uma menor liberação de energia”, disse o chefe do Observatório Sismologico da UnB.

As equipes da Prefeitura de Congonhas seguem realizando monitoramento. Caso necessário, as informações serão atualizadas novamente.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade