29 de março de 2024 06:17

Mau cheiro de fezes de aves incomoda moradores, atrai praga de mosquitos e atinge hospital;  prefeitura notifica clube e dá 24 horas para solução

Desde ontem (16) um mau cheiro tremendo vem incomodando os moradores do Bairro São Sebastião, Carijós e adjacências atingindo diretamente os pacientes do Hospital e Maternidade São José e Clube Dom Pedro como também centenas de casas.

Trator trabalha contratado pelo Guarany para gradeamento do terreno para em breve receber plantio de grama /DIVULGAÇÃO

Além do importúnio,  o odor atrai uma grande quantidade de moscas e mosquitos nas às residências.

Nossa redação recebeu uma dezenas de telefonemas e mensagens cobrando uma solução para o mau cheiro.

O foco do problema vem do estádio do Guarany Esporte Clube, entidade esportiva tradicional e centenária. Segundo o Presidente da associação esportiva, Manuel Vespúcio cerca de 60 toneladas de adubo orgânico (fezes de aves) foram adquiridas na cidade de Alfredo Vasconcelos, perto de Barbacena, e estocadas para a preparação do terreno para o plantio da grama esmeralda. O esterco foi descoberto ontem (16) para ser misturado à terra exalando o cheiro insuportável.

O Presidente do Guarany, garantiu a nossa reportagem que a reforma do gramado vem sendo acompanhada por um engenheiro agrônomo e uma empresa será responsável para executar o serviço do novo tapete. “Este calor piorou ainda mais a situação quando descobrimos o esterco que estava com lona. Tão logo ficamos sabendo deste incômodo procuramos o departamento de meio ambiente para justificar o mau cheiro, mas em breve ele cessará pois estamos preparando o terreno para plantar a grama. Peço a comunidade nossas desculpas pela situação, mas pedimos a compreensão das pessoas que este problema vai passar em menos de um dia, “salientou” Vespúcio.

Nossa reportagem procurou o Departamento de Meio Ambiente que já notificou a diretoria e concedeu 24 horas para solução do problema.

Esterco de aves vem causando maus estar e exalando um cheiro insuportável aos moradores; presidente do clube garante solução / CORREIO DE MINAS

As atividades

Serão plantados 6 mil m² de grama no estádio e dentro de 20 dias o gramado estará totalmente pronto para receber jogos.

Manoel relatou que está resgatando o clube e organizando as finanças do Guarany após um desastrado projeto de profissionalização que deixou prejuízos. “Em breve vamos ter as escolinhas de futebol de base. Já construímos um poço artesiano para abastecer o estádio e agora vamos terminar o gramado que será um dos melhores de Lafaiete”, afirmou.

Segundo ele, o poço, que tem autorização do IGAM e outorga de uso, tem profundidade de 132 metros e capacidade de 4 mil/hora. “Estamos trabalhando para reerguer o clube que foi detonado”, finalizou.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade