29 de março de 2024 09:56

Jeceaba: rio sobe mais de 7 metros, deixa 300 desalojados, afeta abastecimento e cidade entra situação crítica; prefeitura de Belo Vale inderdita pontes

Rio Camapuã subiu mais de 7 metros e inunda a cidade

Jeceaba é a cidade que mais atingida pelos temporais dos últimos dois dias.  Hoje (25), mesmo sem chover e com um sol, o nível do Rio Camapuã, que corta a cidade, subiu mais de 7 metros e aos poucos vem ilhando bairros e alagando ruas e praças.

Pela manhã as inundações chegaram a Rua Entre Rios e bairro Camapuã, mas aos pouco as águas chegaram a área central da cidade. O rio já passa sobre a ponte e as inundações aos poucos avança sobre as casas.

Segundo o Coordenador da Defesa, Sérgio Rocha, a situação é crítica. São mais de 300 desalojados que estão abrigados em casas de amigos, escolas, centro pastoral e poliesportivo. Mais de 100 casas foram inundadas. “O rio continua subindo e nossa orientação é que as pessoas deixem suas casas quando houve perigo de inundações”, disse. “O estranho é que não chove mas o Rio Camapuã vem subindo”, assinalou.

Ele conta que a prefeitura está prestando total apoio às famílias e foi acionou a equipe do plano de contigência totalizando 30 profissionais de diversas áreas envolvidos em prestar assistência aos jecebenses neste momento crítico. “Estamos trabalhando para retirar as pessoas e abrigar os desalojados”, informou.

Duas famílias estão ilhadas e a Defesa Civil aguarda a chegada da equipe de Corpo de Bombeiros para resgatar, com barco, as pessoas.

Cidades tem mais de 300 desalojados e numero deve subir

As fortes ocasionaram a paralisação dos sistema municipal de captação de água suspendendo o abastecimento. A previsão de normalização somente na segunda feira (27). A hora é de economia para não faltar o produto.

Belo Vale

Cortada pelo Rio Paraopeba, Belo Vale também sofre com as chuvas. A Defesa Civil vem monitorando a situação e já está retirando, diante da elevação do nível das águas, diversas famílias em áreas de risco com ajuda de caminhões.

A Ponte de Baixo foi interditada em função das água que ultrapassaram a estrutura. A cidade está em estado de vigília permanente e o rio Paraopeba segue subindo seu nível.

Leia Mais:

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade