25 de abril de 2024 03:59

Lafaietenses fazem malabarismo para arriscar pelas calçadas e Câmara abre apuração após denúncia

Caminhabilidade (Walkability) é uma medida quantitativa e qualitativa para medir o quão convidativa uma rua, praça, ou qualquer espaço público pode ser para as pessoas, pedestres, cadeirantes e outras pessoas com deficiência. Hoje em diversas partes do mundo são considerados 4 (quatro) fatores para medir a caminhabilidade:  Acessibilidade: a calçada em si; Sinalização para pedestres; Conforto para quem caminha; e Segurança para o pedestre.

Infelizmente o que encontramos em Conselheiro Lafaiete são calçadas em péssimo estado de conservação, sem acessibilidade para pessoas com deficiência e sem padronização. Hoje as principais cidades do Brasil, estão se enquadrando dentro das diversas normas e legislações que garante o direito e ir e vir dos pedestres, principalmente, criando normas de padronização das calçadas.

Segundo o coordenador do Movimento Lafaiete da Gente, Talysson Zebral, “hoje é preciso fazer malabarismo para andar nas calçadas de nossa cidade, são buracos, postes e placas no meio do caminho, inclinação fora do permitido e sem falar na falta de rampas. A Lei Brasileira de Inclusão trata do direito de todas as pessoas de ir e vir, independentemente dela  ter algum tipo de deficiência ou não. A legislação é bem vasta e clara, deveria ser seguida pela gestão atual, uma total falta de respeito com os pedestres. Mobilidade urbana não se limita apenas a veículos, todos pedestres fazem parte deste todo, o acesso a cidade é um direito de todos (as). A população também precisa participar e exigir seus direitos. Dou como exemplo a calçada do lado da prefeitura, ali um deficiente ou cadeirante fica impedido de circular pela calçada.”

Talysson Zebral, coordenou os estudos do Projeto Calçadas do Brasil + 2019, na capital mineira, o projeto foi coordenado pelo Mobilize Brasil, que realizou estudo nas 24 capitais do Brasil e Distrito Federal.

O Movimento Lafaiete da Gente protocolou ofício junto a Prefeitura Municipal, pedindo no prazo de 15 dias que o Prefeito  se manifeste e apresente um relatório com as ações que serão tomadas para resolução dos problemas, entre meios de fiscalizações, cronograma de ações e obras, principalmente no que se refere as repartições públicas, neste caso internamente e de acesso externo.

O ofício foi encaminhado com cópia ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG).

 

Quem é o Movimento Lafaiete da Gente?

O Movimento Lafaiete da Gente é um coletivo/movimento de lafaietenses que buscam debater e construir uma nova Conselheiro Lafaiete, através do diálogo e participação cidadã. Sendo uma organização civil, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, de mobilização da sociedade civil, não governamental, aberto, democrático, suprapartidário, independente e sem fins lucrativos.

 

Câmara

A denúncia da falta de mobilidade urbana em Lafaiete chegou a Câmara e prontamente o Presidente, João Paulo Pé Quente (DEM), abriu uma comissão para investigação .

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade