A ocorrência iniciou às 05:22 h da manhã do dia 15 domingo, sendo que os Bombeiros de Barbacena foram acionados para debelar um incêndio em veículo na garagem de um prédio; porém já na chegada das equipes ao local a cena estava mais grave do que o esperado; havia muita fumaça escura e densa saindo da entrada da garagem e em várias janelas do prédio muitas pessoas pedindo socorro pelas janelas devido à impossibilidade de descerem pelas escadas da edificação.
Após a rápida análise do cenário foram montadas linhas de combate a incêndio com mangueiras e, concomitantemente, com uso de escadas prolongaveis os bombeiros foram retirando as pessoas pelas janelas laterais dos apartamentos. Durante as buscas no interior da edificação foi localizado, no segundo andar na escada o corpo de uma criança já em óbito.
Foram retiradas 11 pessoas todas com quadro de inalação de fumaça e conduzida pelo Samu para os hospitais do município.
10 veículos ficaram queimados e após a retirada das pessoas foi realizada a ventilação do local e realizada a busca em todos os apartamentos não sendo encontrada mais nenhuma pessoas apenas um gato com vida e muita fuligem em todos os apartamentos.
Após o trabalho de rescaldo foi realizada a inspeção da edificação pelo engenheiro da COMPDEC sendo ela interditada preventivamente por 24 horas até nova avaliação que será realizada na segunda-feira na parte da manhã.
Foram empregados 18 bombeiros, inclusive bombeiros de folga, que auxiliaram nos trabalhos sendo utilizadas seis viaturas do corpo de bombeiros.
Houve o apoio de cinco ambulância do SAMU; um caminhão-tanque do Serviço de Água e Saneamento; uma Guarnição de combate a incêndio da Epcar; Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.
A edificação possui 03 andares, 14 apartamentos, sendo que alguns estão desocupados. Foi verificado que o local não possue o devido Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros( AVCB) que é o documento emitido pela Corporação, certificando que a edificação possui as condições de Segurança contra incêndio e Pânico previstas na legislação.
Na oportunidade o Corpo de Bombeiros salienta a importância que as edificações de uso coletivo, comercial e residencial possuam o devido o sistema de prevenção contra incêndio e pânico de acordo com a legislação Estadual.
A Segunda Companhia Independente trabalha diariamente com serviço de prevenção e vistorias no município; em toda a região no ano de 2019 foram realizadas 2140 vistorias em toda área da Unidade.
Leia também: