24 de abril de 2024 21:01

Bom exemplo: vereadores abrem mão e destinam R$2,1 milhão ao combate ao coronavírus; vereador pede flexibilização as imobiliárias de Lafaiete

Vereador Pedro Américo faz denúncia de sobrecarga e estressa de enfermeiros

Os vereadores de Lafaiete deram um exemplo na destinação de recursos orçamentários para 2020. Agora a pouco, por unanimidade, eles aprovaram, em sessão, destinação de cerca de RS2,1 milhões do orçamento impositivo a que tinham direito e direcionaram o montante ao enfrentamento do coronavírus.
Os edis abriram mão de suas indicações para diversas áreas como também da metade do recurso que seria destinado a zerar a demanda das filas por exames e consultas.
O Vereador André Menezes (PR) sugeriu o uso da metade do recurso do fundo de iluminação pública, algo de cerca de R$ 6 milhões, mas foi alertado da impossibilidade diante da legislação federal.
“O que a gente espera que o executivo dê transparência dos gastos para que possamos informar a destinação desta verba”, cobrou Alan Teixeira (sem partido), sugestão defendida pelo edil, o tucano Lúcio Barbosa.
O vereador Geraldo Lafayette (PP) criticou a postura do Presidente Bolsonaro no combate ao vírus e alertou que as verbas federais para o enfrentamento dificilmente chegam aos pequenos municípios. Ele relatou que, apesar do ar de tranquilidade aparente, o Prefeito Mário Marcus (DEM) está apavorado com a possibilidade de crescimento do contágio.
Já o Vereador Darcy da Barreira (PP) pediu a contribuição das grandes empresas da região no combate ao vírus, através de doações de EPI’s.

Complacência
O Presidente do Legislativo, o Vereador João Paulo Pé Quente  (DEM) pediu o envio de uma ofício as imobiliárias de Lafaiete par que elas flexibilizem a cobrança de aluguéis. “Quero o apoio dos vereadores no sentido de sensibilizaras as imobiliárias para que, neste momento de pandemia, que ajudem os seus inquilinos e dividam o pagamento dos aluguéis os meses de março e abril. Isso pode desafogar muitos empresários e ajudar na economia local”.
Pé Quente criticou os empresários que ainda mantém comércios abertos como forma de ludibriar o decreto de fechamento e burlar a sugestão de isolamento social. “Há muitos comerciantes trabalhando com meia porta e continuam vendendo apesar dos pedidos de fechamento. Pensam apenas em sim próprios”, finalizou.

Enfermeiros
O Vereador Pedro Américo (PT) fez uma grave sobre a situação de estress e sobrecarga emocional dos enfermeiros do setor público. “Este momentos, eles estão passando por um estress emocional diante do vírus e a possibilidade de contágio. A prefeitura tem de dar um conforto e atenção especial a estes profissionais que tanto de dedicam principalmente neste momento de fragilidade”, sugeriu.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade