28 de março de 2024 13:36

Líderes empresariais e poder público decidem pela reabertura gradual do comércio em Barbacena

Durante reunião na manhã deste sábado (25), com participação do prefeito Luís Álvaro, o presidente da Câmara, Amarílio Andrade, e representantes do comércio local, ficou acertado que Barbacena vai aderir ao protocolo estadual de reabertura do comércio. As diretrizes e regulamentações serão divulgadas na próxima semana após a publicação pelo Governo do Estado de um decreto.

Flávio Dani Franco, Presidente da Associação Comercial, as normas sanitárias adotadas na cidade seguirão  o plano “Minas Consciente” prevê a retomada da economia gradativamente em um prazo de duas a três semanas e dividiu os setores em quatro grupos definidos como “ondas”. “O Prefeito aguarda a definição sobre as ondas zero e um, o que dever ocorrer na semana que vem, quando editará um decreto que ordernará a abertura do comércio. Agora os empresários precisam se organizar para atender as normatizações sugeridas pelo Governo do Estado, o que deve ocorrer na semana que vem. Assim estaremos preparados para a abertura do comércio a partir do dia 4 de maio”, salientou Flávio.

Reunião em que foi definida a reabertura do comércio/BARBACENA ON LINE

Apesar da reabertura do comércio, é de suma importância que a população se conscientize de que a melhor prevenção é o distanciamento social. Caso necessário sair de casa, use máscara, uso declarado obrigatório através de Decreto do Estado de MG.

SOBRE AS ONDAS 

O programa setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” estabelecidas pela Secretaria de Saúde (onda 0 – serviços essenciais; onda 1 – baixo risco; onda 2 – médio risco; onda 3 – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da Covid-19 na região.

A partir da próxima segunda-feira (27/4), os protocolos serão disponibilizados por meio do endereço eletrônico saúde.mg.gov.br/coronavirus. No site, as informações serão segmentadas de acordo com o público específico, seguindo três pilares: o prefeito, o empresário e a população em geral.

O prefeito poderá ter acesso à lista de classificação dos segmentos para facilitar a tomada de decisão. Além disso, encontrará as explicações legais a serem instituídas na cidade.

Outro público que poderá ter acesso às diretrizes é o empresarial. A plataforma fornecerá todos os protocolos, sendo um básico e os específicos, de acordo com as necessidades de cada setor. O arquivo será disponibilizado para download e deverá ser impresso e fixado de maneira visível na entrada do estabelecimento que optar pela reabertura. A fiscalização para o cumprimento das regras deverá ser realizada pelo município.

A população também terá acesso aos protocolos que estarão disponíveis no site, permitindo o entendimento sanitário a ser seguido. Caso presencie descumprimento das regras, o cidadão poderá denunciar diretamente nas prefeituras.

Nas próximas semanas, serão publicadas as informações relativas à setorização da atividade econômica por regionais e as matrizes de risco, a partir dos indicadores relativos à capacidade assistencial e propagação da doença. (Barbacena On Line)

(

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade