20 de abril de 2024 07:22

Sem estrutura: cidades da região não têm condições para enfrentar o coronavírus; apenas 9 Municípios estão preparados

Das 27 cidades da macro-região, 9 estão em condições estruturais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Isso é o que mostra estudo foi publicado pela consultoria Aquila e se baseia em indicadores sociais, econômicos e de saúde de todos os municípios brasileiros. São elas Belo Vale, Barbacena, Congonhas, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Lamim, Mariana, Itabirito e Ouro Preto.
Nossa reportagem teve acesso ao estudo e mapeou a situação geral da saúde na região levando em consideração dados do governo federal sobre o sistema de saúde (quantidade de leitos e profissionais de saúde por morador) e as condições econômicas tanto da administração municipal quanto dos habitantes.
Já Lafaiete, Casa Grande, Piranga e Queluzito vivem situações críticas e preocupam os responsáveis pelo estudo justamente por conta da estrutura do sistema de saúde e dos indicadores econômicos.

Porém, o objetivo do estudo não é mapear o cenário atual da propagação da doença, mas identificar quais cidades potencialmente sofrerão mais com a pandemia caso não haja interferência do poder público, seja no estabelecimento de medidas rígidas de isolamento social, seja em investimentos no sistema de saúde.
Das cidades que flexibilizaram a abertura do comércio, apenas São Brás está entre as cidades preparadas para enfrentar o covid19,  segundo o estudo.
Ouro Branco e Entre Rios de Minas também reabriram diversos segmentos do comércio, mas estão enquadradas como cidades com condições financeiras mas carente em saúde.  Entre Rios e São Brás recuaram e determinação o fechamento do comércio.

Cidades mais preparadas
– Belo Vale
– Barbacena
– Congonhas
– Jeceaba
– São Brás do Suaçuí
– Lamim
– Mariana
– Itabirito
– Ouro Preto

Cidades mais crítica
– Lafaiete
– Casa Grande
– Piranga
– Queluzito
– Lagoa Dourada

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade