24 de abril de 2024 21:18

Apesar de não oficial, Jubileu do Bom Jesus será cancelado; esta é a 2ª vez em 250 anos de tradição

Apesar de ainda não confirmado pelas autoridades sanitárias, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos não ocorrerá este ano em que completaria 250 anos de tradição.
Como em 2009, em função da dos riscos de contaminação pela influenza A, este ano o novo coranavírus afetou a mais tradicional manifestação e peregrinações religiosas de Minas.

Jubileu em Congonhas / ARQUIVO

Pelos critérios e parâmetros internacionais de combate a doença, aglomeração de pessoas não deve ocorrer este ano sob o temor da pandemia.
As autoridades ainda não se pronunciaram é quase certo que o Jubileu de Congonhas não acontecerá em 2020. Ao contrário, a cidade deve estar tranquila nesta época, cenário diferente quando multidão sobem as ladeiras movidos pela fé, mas com certeza devotos virão a cidade, independente do covids-19 e recomendações sanitárias.

A história
A devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos chegou a Minas Gerais com o fiel português Feliciano Mendes, que veio em busca de ouro e, nessa procura, perdeu a saúde. Fez, então, uma promessa ao Bom Jesus e, quando a graça foi alcançada, empenhou-se em construir o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em 1757.
Com as doações dos devotos, a Basílica do Senhor Bom Jesus foi renovada na segunda metade do século XVIII, tornando-se um dos mais importantes complexos artísticos e arquitetônicos do barroco mundial. O Local guarda as principais obras de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, sendo 12 profetas de pedra sabão e 64 esculturas em cedro que narram os passos da Paixão de Cristo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade