18 de abril de 2024 20:40

Prefeitura de Ouro Preto reabre comércios das ondas verde, branca e amarela do programa Minas Consciente

A Prefeitura de Ouro Preto divulgou na manhã desta quarta-feira (10), uma circular que reafirma a adesão do município ao programa “Minas Consciente” do Governo de Minas Gerais e ainda, autorizou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais que estão nas ondas verde, branca e amarela.

Estabelecimentos comerciais como os de antiguidades e objetos de
arte; artigos esportivos e jogos eletrônicos; móveis, tecidos e afins; livros, papelaria, discos e revistas; e lojas de vestuários poderão funcionar em Ouro Preto. Entretanto, a retomada dessas atividades deverão seguir os protocolos de higienização estabelecidos pelo próprio programa “Minas Consciente”.

A lista completa dos estabelecimentos autorizados a funcionar, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, podem ser acessadas clicando aqui.

Os estabelecimentos que fazem parte da onda vermelha e roxa ainda não poderão funcionar até que haja um novo comunicado ou fim da pandemia.

A circular foi assinada pelo Diretor da Vigilância Sanitária Ricardo Fortes, pelo coordenador da Vigilância sanitária Carlos Alberto Chagas e pelo Diretor da Fiscalização José Geraldo de Oliveira e pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

Medidas de proteção

O uso da máscara e obrigatório em todos os espaços públicos ou de uso coletivo, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços em Ouro Preto. Os estabelecimentos públicos e os particulares deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara. Isso de acordo com a lei sancionada no dia 4 de junho.

Além disso, os estabelecimentos deverão afixar cartazes informativos sobre a forma de uso correto de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do mesmo.

Os requisitos necessários para que haja a retomada das atividades dos estabelecimentos locais são:

  • Fornecer máscaras para todos os funcionários ou terceirizados;
  • Fornecer álcool 70% (ou água corrente e sabão, bem como papel toalha descartável) para higienização das mãos de todos os funcionários ou terceirizados;
  • Organizar filas com distanciamento de 2 metros entre as pessoas, dentro e fora do estabelecimento, com marcação nas calçadas;
  • Controlar acesso de clientes e, em estabelecimentos de grande fluxo (bancos, mercados, supermercados, mercearias, padarias, açougues, farmácias) permitindo o acesso apenas de duas pessoas por grupo social;
  • Manter a quantidade máxima de 10 pessoas por guichê/caixa em funcionamento, em locais de grande fluxo, devendo ser respeitada a distância mínima de 2 metros entre pessoas;
  • Garantir que os ambientes estejam ventilados;
  • Ampliar a frequência de limpeza dos pisos, corrimãos, maçanetas, superfícies e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária;
  • Disponibilizar lixeira com tampa e abertura sem contato manual;
  • Higienizar todos os equipamentos utilizados na prestação de serviço, incluindo balcões e máquinas de cartão de crédito, antes e após cada utilização, com álcool a 70% ou solução de água sanitária;
  • Orientar as pessoas a não tocarem em superfícies e a se absterem de contato físico com outras;
  • Descartar resíduos corretamente, conforme preconizado na Resolução RDC 222/2018 Anvisa/MS;
  • Garantir que todos os funcionários utilizem roupas/uniformes para uso exclusivo dentro dos estabelecimentos, inclusive máscaras, de forma  correta.

Coronavírus em Ouro Preto

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto nesta quarta-feira (10), há 94 casos confirmados de coronavírus na cidade, sendo 89 por testes rápidos e cinco por PCR. Estão incluídos dentro desses casos dois óbito registrados.

Além disso, há 20 casos em investigação, cinco estão internados no Hospital Santa Casa e 15 estão em isolamento domiciliar. Outros 174 casos já foram descartados pelo município. (Mais Minas)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade