O congonhense João Franck, neto do saudoso Sr. Joaquim Cordeiro, é o novo contratado do EMS Taubaté FUNVIC, atual campeão da Superliga Masculina de Vôlei, para a disputa da temporada 2020/2021. Aos 21 anos e com 2,03 de altura, o ponteiro será o atleta mais novo da equipe e é considerado um dos grandes destaques da nova geração do voleibol brasileiro. Depois de ter defendido o Vôlei UM Itapetininga na última edição da Superliga, João vai atuar ao lado de campeões olímpicos, como Bruninho. Ele passou pela escolinha e equipe da Prefeitura de Congonhas, sob os cuidados do treinador Márcio Reis (Marcinho). Em seguida, se transferiu para o Minas Tênis Clubes.
A expectativa de João Franck para a próxima temporada é, segundo ele, “enorme, não só por estar no atual campeão brasileiro, mas também por dividir a quadra com campeões olímpicos que eu sempre admirei e cresci vendo jogar. Nosso grupo é bastante coeso com mais de uma opção pra todas as posições e certamente entramos pra brigar pelo título em todas as competições. A meta e trazer o título Sul-americano e da Libertadores inéditos pra cidade. Como mais jovem do grupo a expectativa é enorme para as eventuais conquistas!!”.
Sobre o início desta jornada, João lembra: “Cecei a jogar de brincadeira em um projeto social da Prefeitura da minha cidade em Congonhas-MG em 2011 com o treinador Marcinho”.
Já Marcinho afirma que “o João é uma ótima referência para os nossos atletas da base e também do adulto. Uma pessoa humilde e que sempre correu atrás dos seus sonhos. A sua carreira está sendo muito bem conduzida. E agora jogando na equipe do Taubaté com vários campeões olímpicos e sob o comando do excelente técnico argentino Javier Weber, com certeza irá aprender e evoluir ainda mais. E lutará muito para ter oportunidade na equipe titular. Tendo oportunidades, a equipe terá muito a ganhar com a sua técnica, habilidade e garra”.
Após o início em Congonhas, João Franck teve passagens pelos seguintes clubes:
- 2012/2013 – Cruzeiro esporte Clube
- 2014-2017- Minas Tênis Clube
- 2017/2018- Uberlândia
- 2018/2019 – Minas Tênis Clube
- 2019/2020 – Vôlei Um Itapetininga
- 2014 – 2018 – Seleção de Base (sendo capitão no mundial U19 em 2017)
Títulos: (todos na categoria de base)
- Tricampeão Brasileiro
- Vice-campeão Sul-americano
- 7 vezes Campeão Mineiro